Alerta emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) nesta segunda-feira (8) indica alta possibilidade de deslizamentos de terra em cidades localizadas nas regiões Sul e Central do Espírito Santo, considerando os acumulados já observados nos últimos dias e a previsão meteorológica que ainda aponta acumulados elevados em grande parte destas regiões.
Segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CPTEC), neste cenário são esperados eventos esparsos em taludes artificiais e/ou antropizados, que poderão ser de maior magnitude dependendo das características locais.
Além disso, não se descarta possibilidade de deslizamentos de terra também em encostas naturais. Nas demais regiões do Estado, a possibilidade de deslizamentos é considerada moderada.
De acordo com o Cemaden, dentre as cidades que mais choveram nas regiões Sul e Caparaó nas últimas 24 horas estão Ibitirama (99,60mm), Vargem Alta (84,80mm), Castelo (77,47mm), Irupi (76,60mm), Jerônimo Monteiro (70,40mm), Iúna (68,20mm) e Cachoeiro de Itapemirim (68,12mm).