A prefeitura de Mimoso do Sul, através da Defesa Civil, emitiu um alerta à população sobre a previsão de chuvas intensas para os próximos dias, especialmente neste sábado (05). As informações são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
Segundo Leonardo Ferreira da Silva, Diretor Municipal de Proteção e Defesa Civil, todas as equipes já estão mobilizadas para enfrentar possíveis situações de risco.
“Estamos monitorando essa previsão de uma chuva mais intensa, principalmente no dia 5, sábado. Estamos mobilizando todas as equipes e vamos estar de plantão. O Corpo de Bombeiros está nos dando apoio. Queremos informar a população que faremos declarações oficiais conforme recebermos novas informações. Nossa principal preocupação são os deslizamentos, devido ao grande volume de chuva em curto espaço de tempo. Além disso, há possibilidade de vendavais, então alertamos especialmente as pessoas que moram próximas a encostas e em áreas de alagamento”, declarou Leonardo.
Ele ainda reforçou a importância de que os moradores adotem medidas preventivas: “Pedimos que as pessoas separem medicamentos e documentos, deixando-os em locais de fácil acesso. Qualquer situação de risco, a prioridade deve ser sempre a vida. Acolham parentes que vivem em locais de risco e encaminhem-nos para locais seguros. A previsão é de um tempo mais severo, mas estamos todos mobilizados para enfrentar essa situação. Contamos com a ajuda de todos, lembrando que Defesa Civil somos todos nós”, completou Leonardo.
O prefeito Peter Costa publicou um vídeo, juntamente com o diretor da Defesa Civil confirmando que a população fique em alerta, mesmo que os dados repassados pelos Governos Estadual e Federal, de que a frente fria persiste, porém não com a intensidade inicialmente divulgada de 300 mm.
“Atualmente, a previsão aponta para um acumulado de até 150 mm, mas é importante ressaltar que os dados estão oscilando constantemente.”, informou o diretor.
O prefeito disse que a intenção não é alarmar. “Não estamos aqui para alarmar ninguém, mas temos que passar a realidade para a população. A previsão de ontem era ainda maior, reduziu um pouco, mas estamos acompanhando de perto, com as equipes mobilizadas e maquinários a disposição. E qualquer ocorrência, vamos estar 24 horas a disposição da nossa população”, disse Peter.
Previsão Meteorológica
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), um sistema frontal seguirá atuando na região Sudeste do Brasil, provocando chuvas volumosas em diversas localidades. No Espírito Santo, a previsão indica que o sul do estado pode ser atingido por precipitações significativas, especialmente no sábado (05/04).
Alerta vigente
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para Mimoso do Sul, válido até sábado (05/04), às 23h59. A previsão indica chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos. Há possibilidade de quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Outros municípios do sul do Espírito Santo também estão em alerta
Além de Mimoso do Sul, outras cidades da região sul capixaba também estão sob risco de chuvas intensas e possíveis desastres naturais. Entre os municípios em alerta estão:
Cachoeiro de Itapemirim
Muqui
Apiacá
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Bom Jesus do Norte
São José do Calçado
Guaçuí
Alegre
Jerônimo Monteiro
Divino de São Lourenço
Dores do Rio Preto
Ibitirama
Irupi
Iúna
Muniz Freire
A Defesa Civil orienta os moradores a tomarem precauções, como evitar áreas de risco, não atravessar vias alagadas e manter-se informado através dos canais oficiais. Em caso de emergência, os números disponíveis são 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).