A dentista Rosemary Marqueti de Matos Pinheiro, de Cachoeiro de Itapemirim, foi escolhida junto com mais quatro voluntários como Melhor Dentista do Mundo, no encerramento do evento virtual “Feliz por Ajudar”, promovido pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Turma do Bem.
“Em um ano de pandemia, com tantas dificuldades sanitárias, políticas e econômicas, seria injusto escolher apenas uma pessoa como o Melhor Dentista do Mundo. Na verdade, gostaríamos de premiar todos os nossos voluntários que tiveram que se reinventar em um momento tão complicado. Junto com a Academia Brasileira de Odontologia conseguimos chegar ao número máximo de cinco e reconhecer essas pessoas incríveis, com perfis totalmente diferentes, que fizeram o possível e o impossível para ajudar a população local, os beneficiários e divulgar a Turma do Bem”, afirmou Fabio Bibancos, presidente voluntário da organização.
Rosemary é coordenadora em Cachoeiro do projeto Dentistas do Bem e embaixadora da Turma do Bem, ONG que mantém o programa. Ela já ficou três vezes entre os cinco melhores dentistas do Brasil.
Segundo ela, em nove anos do projeto em Cachoeiro, os dentistas do bem cuidaram de mais de 500 crianças e adolescentes. Ela explica que cada beneficiário recebe tratamento a partir dos 11 anos até completar 18 anos.
Em todo o país, o projeto existe há 19 anos e reúne 17 mil dentistas voluntários. Em Cachoeiro de Itapemirim, são 135 profissionais que se dedicam a esta causa.
Premiados
Os outros premiados foram os dentistas Luiz Gustavo Lima de Oliveira, de Teresina (PI); Luciana Bruzadin, de São Paulo (SP); Itamar Francisco Teixeira, de Linhares (ES); e Gracimara Alves David, de Taiobeiras (MG). Na votação do júri popular, o vencedor foi Paulo Bertocchi, de Farroupilhas (RS).
Além da premiação, o encerramento do evento Feliz por Ajudar contou com o depoimento de beneficiários, profissionais envolvidos na criação do movimento e a participação de Caetano Veloso, Chico Buarque, Tereza Cristina, Lu Grimaldi, Rita Von Hunty, Leopoldo Pacheco, Rodrigo Lombardi, padre Júlio Lancelotti e muitos outros artistas, ativistas e comunicadores.
Os cantores Julia Mestre e Zé Ibarra fizeram pockets shows e Rogério Flausino apresentou “Dias Melhores”, canção inspiradora para o universo do voluntariado.