ter 23/abril/2024 06:10
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Bruno Lamas é deputado estadual. Foto: Lucas Silva/Ales

Deputado defende dispensa de pedido médico para teste de coronavírus

redacao
Redação Dia a Dia

O deputado estadual Bruno Lamas (PSB) defendeu a dispensa de apresentação, em laboratórios particulares, de pedido médico para a realização de exames sorológicos de Covid-19. Durante sessão virtual da Assembleia Legislativa realizada na segunda-feira (6), o parlamentar solicitou urgência para que o Projeto de Lei 389/2020, de sua autoria, fosse apreciado com rapidez pelo plenário. O pedido de urgência foi aprovado nesta terça-feira (7) e o projeto pode ser votado na quarta-feira (8).

Os exames são: o SARS-CoV-2, para pesquisa de anticorpos (IgA, IgG ou IgM); e o SARS-CoV-2, para pesquisa por RT-PCR.

Segundo o deputado, por se tratar de exames importantes, a proposta visa a desburocratizar a exigência de atestado médico para a realização desses tipos específicos de testes.

“Em outras palavras, acreditamos que os exames são indispensáveis, ante a grave crise sanitária em que vivemos, podendo ser pedidos independentemente da pessoa apresentar ou não sintomas de que algo anda errado com sua saúde, visto que os casos assintomáticos representam mais de 50% dos identificados, bem como são responsáveis pela rapidez do contágio e disseminação de SARS-CoV-2 (Covid-19)”, justificou.

Coberturas obrigatórias

O deputado reforça que a Resolução 428, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), incluiu na lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde o teste sorológico para o novo coronavírus.
Sendo assim, desde 29 de junho de 2020, os planos de saúde são obrigados a fornecer os exames sorológicos – pesquisa de anticorpos IgA, IgG ou IgM (com diretriz de utilização), que detectam a presença de anticorpos produzidos pelo organismo após exposição ao vírus.

O procedimento passa a ser de cobertura obrigatória para os planos de saúde nas segmentações ambulatorial, hospitalar (com ou sem obstetrícia) e referência.

“O projeto, dessa maneira, torna célere o processo, permitindo que o cidadão compareça ao laboratório sem a necessidade de agendar uma consulta médica, o que pode demorar a acontecer. A população tem acesso facilitado a um laudo que pode ser um grande indicador de prevenção de doenças, sendo um forte instrumento de contenção do avanço da pandemia de Covid-19”, destacou.

Cartão_Reconstrução_22_04

Cartão Reconstrução de R$ 3,5 mil começa a ser entregue nos municípios do Sul do Estado

Benefícios_fiscais_vítimas_chuvas_22_04_24

Vítimas das chuvas no sul do ES vão ter benefícios fiscais

Santa Casa Cachoeiro

Casal permanece em estado grave após marido atirar na esposa e tentar suicídio

Influenza_Aviária_22_04

ES vai receber a 1ª Caravana de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária da Região Sudeste

livro-21-04-2024

Um mundo em nossas mãos

mutirao_dividas08-07

Procon de Cachoeiro e Dacasa Financeira realizam mutirão de negociação de dívidas

PM

Homem é encontrado morto no meio de estrada em Mimoso

livro-leitura-21-04-2024

Dia Mundial do Livro, Lua e um Miniconto

Leia mais