qua 24/abril/2024 16:21
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Evento de abertura das atividades do projeto de ressocialização. Foto: Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro/Divulgação

Detentas começam a trabalhar na fazenda da Santa Casa de Cachoeiro

Andréia Pegoretti

Detentas da Penitenciária Regional Feminina de Cachoeiro começaram a trabalhar na Fazenda da Santa Casa de Misericórdia do município. Durante os próximos 12 meses, elas estarão envolvidas nas atividades que fornecem alimentos como hortifrutigranjeiros, ovos e carne, que serão preparados para as refeições de pacientes e funcionários do hospital.

Cinco internas foram incluídas na iniciativa, que faz parte do projeto “Cuidar de Vidas”, desenvolvido pela instituição de saúde para a ressocialização e a inclusão no mercado de trabalho.

Um encontro promovido na última segunda-feira (19) marcou a abertura oficial do projeto. O evento contou com a presença do superintendente da Santa Casa, padre Evaldo Ferreira, e da diretora do presídio, Leida Maria Ayres, além de representantes da pastoral Carcerária, Cáritas Diocesana e Sicoob Credirochas.

Salário

Cada detenta vai receber um salário mínimo por mês, sendo que 50% são destinados para a família e o restante, para uma poupança que poderá ser sacada quando a pena for cumprida.

Além disso, a cada 15 dias suas famílias vão ganhar uma cesta básica dos produtos da horta da fazenda. As despesas com o salário serão arcadas por meio de uma parceria entre a Santa Casa e o Sicoob Credirochas.

Padre Evaldo Ferreira frisou a importância do envolvimento da sociedade nesse esforço de ressocialização: “Essas detentas vão ter uma oportunidade de trabalhar, gerar renda, e ainda contribuir com sua mão de obra para produzir os alimentos para o hospital e também o lar dos idosos. E esse projeto não seria possível sem o apoio dos empresários do nosso município”.

Na avaliação do presidente do Sicoob Credirochas, Talles Machado, o projeto está muito bem estruturado, indicando que será muito bem-sucedido.

“É um projeto bonito e com um objetivo muito positivo. Mexe com o coração da gente a oportunidade que as detentas estão recebendo. Vimos a alegria no rosto delas. É um projeto tem muita dedicação, estudo e planejamento. Vai trazer muitos pontos positivos. Estamos muito satisfeitos de poder contribuir.”

Capacitação

O administrador da Fazenda, Sergio Mariano, informou que a expectativa é que a propriedade gere uma economia de R$ 1 milhão por ano para o hospital. Ele reforçou ainda importância da capacitação dessas mulheres.

“O fator primordial é fazer com que elas possam sair daqui com a garantia de que podem trabalhar em diversas áreas com apicultura, horticultura, avicultura e piscicultura”, declarou.

Além da oportunidade de trabalho, as internas terão acompanhamento psicopedagógico, técnico, jurídico, médico, social e espiritual, feito por agentes voluntários capacitados nestas respectivas áreas de atuação.

Ao fim do processo, cada trabalhadora receberá um certificado emitido pela Secretaria de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, constando as horas de serviço em cada modalidade.

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

nota premiada_Sefaz_26_09_2023

Nota Premiada Capixaba: hora de cruzar os dedos e torcer por um dos 12 prêmios

Ales_22_04_24

Deputados aprovam medidas para população afetada pelas chuvas

Leia mais