Internas do presídio feminino que atuam na Fazenda da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro tiveram uma manhã especial nesta quarta-feira (9). Elas se reuniram com a direção da instituição para uma celebração e um café da manhã especial de fim de ano.
Com a chegada do período natalino, elas vão ficar uma semana junto com seus familiares e depois retornam para as atividades na Fazenda.
A superintendente da Santa Casa, Marinete Tiberio, falou sobre a importância da reflexão espiritual também para ressocialização das internas. Segundo ela, Natal é uma época de reforçar os ensinamentos que Jesus nos deixou.
“Foi um momento preparado com muito carinho. Esse é um período que nos ajuda a refletir mais sobre a nossa vida, nossos sentimentos e é também um período de paz e amor”, disse.
Para a superintendente, esse encontro teve como objetivo valorizar também o trabalho realizado pelas internas na Fazenda e da participação que elas têm na missão de salvar vidas, já que tudo que é produzido no local é destinado para a alimentação de pacientes e funcionários da Santa Casa.
“Tenho certeza que esse encontro tocou o coração de todos que estavam aqui, assim como tocou o meu”, reforçou.
Para a interna Jussara Martins a celebração foi especial, principalmente por trazer uma mensagem de esperança e fé em dias melhores. “Acalma o nosso coração e nos traz paz”, contou.
Ela contou que quando voltar para casa já vai colocar em prática o que aprendeu na horta e no trabalho com avicultura. “Graças a Deus a Santa Casa abriu essa porta para nós.”
Saiba mais
A Fazenda da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro desenvolve o projeto Cuidar de Vidas em parceria com o Sicoob Credirochas, que tem como objetivo ressocializar detentas do presídio de Cachoeiro.
Ao todo, são cinco internas que têm a oportunidade de trabalhar na produção de alimentos e ainda reduzir sua pena com cada dia trabalhado.
Na fazenda, elas recebem treinamento para trabalhar na produção de galinhas, gado, frutas e hortaliças e, mais recente, na confecção de sabão. Toda a produção é destinada para a alimentação da Santa Casa Cachoeiro, Filial Castelo e Lar dos Idosos.