O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran) autorizou o início dos serviços de sinalização viária em Itapemirim. A ordem de serviço no valor de R$ 375 mil foi assinada na noite de quinta (8) pelo diretor geral do órgão, Givaldo Vieira, e pelo prefeito Thiago Lopes.
Na solenidade, o Detran também celebrou convênio de cooperação técnica com a prefeitura para a instalação do cerco inteligente de segurança pública no município, a partir do acesso à base de dados de veículos que o órgão de trânsito concedeu à administração municipal.
O cerco inteligente consiste em agregar uma base de dados do Detran, por meio de um software, para a identificação de veículos com restrição de furto e roubo, a um sistema de videomonitoramento com câmeras com modernas e avançadas dotadas com leitores de placas.
Para Givaldo, a sinalização adequada é fundamental para que as leis de trânsito sejam obedecidas por pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.
“A proteção à vida no trânsito precisa ser uma responsabilidade coletiva, do Estado à sociedade civil organizada, e é um dever de cada um, daqueles que utilizam as vias a passeio ou a trabalho”, justificou.
O prefeito reforçou a importância dos investimentos no aumento da segurança da população. “Talvez até acabe com a impunidade de algum crime que esteja ocorrendo e que o veículo, ao passar pelo município, seja identificado pelo cerco inteligente”, disse.
Itapemirim possui 137 câmeras de videomonitoramento, sendo 40 com tecnologia embarcada de OCR (Optical Character Recognition), que permite a visualização automática das placas dos veículos.