seg 29/abril/2024 05:52
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

“Dez em Uma”: Atriz apresenta última performance nas ruas de Cachoeiro nesta segunda

redacao
Redação Dia a Dia

A atriz Amanda Malta apresenta nesta segunda-feira (7), às 16h, com saída do Teatro Rubem Braga e chegada na Casa dos Braga, a última performance do projeto “Dez em Uma”. O tema é “Arremate”, e vai falar um pouco dos assuntos abordados nas outras nove apresentações.

Como o nome sugere, foram dez apresentações com abordagens diversas pela rua de Cachoeiro ao longo de 2022. A artista diz que viu ganhos em diversas áreas, tanto pessoal, como atriz, quanto para a cidade.

Pessoalmente relata que experimentou um processo diferente, que é a performance, uma área nas artes cênicas totalmente diferente do teatro.

Para a cidade, aponta que os ganhos foram as muitas ações acontecendo sem muito aviso prévio. “A sociedade conviveu com algo novo, que trouxe reflexão sobre diversos temas, como a própria cultura cachoeirense, homofobia, machismo, política, feminismo, desvalorização cultural, racismo”, explica.

Amanda destaca que se expôs como artista pelas ruas falando de diversos temas e que isto acrescentou muito para ela.  “Mas foi também um ganho para outros artistas, já que 15 profissionais atuaram diretamente comigo durante toda a performance, que durou dez meses, girando a economia e possibilitando trabalho para todos eles”, comemora.

 

Pedras no caminho

Mas nem tudo foram flores ao longo do caminho. A artista conta que sua maior frustração foi perceber que em 2022 a sociedade ainda não está preparada para enfrentar seus maiores algozes e se escondem, fecham os olhos para muitas mazelas e vive em mundos paralelos.

“Não querem enxergar que há necessidade de mudança e que a arte é um trampolim. Ignoram bruscamente uma ação acontecendo na sua frente ou tratam com violência, como na performance seis, em que tratamos de homofobia e fomos violentados em plena rua por uma mulher que queria nos retirar do espaço público”, lamenta.

Mas apesar disso, diz que há o que comemorar. “Também presenciamos bons cidadãos que ouviam, enxergavam, participavam, aplaudiam, e muito melhor, compreendiam o que estava sendo ali exposto em cada uma das nove performances”.

Amanda Malta conta que ficaram liçoes importantes deste trabalho tão desafiador. “Primeiro esse projeto me ensinou que não posso parar. O “Dez em uma” nasceu da minha inquietação de ver a cultura cachoeirense morrendo aos poucos, sem teatro, com o artista desvalorizado, com a sociedade não enxergando o necessário valor”.

A atriz conta que por isto resolveu expor seu corpo e unir as suas ideias com as ideias de mais dez artistas e levá-las para as ruas.

“A rua é lugar democrático, onde a gente pode falar e ser ouvido, sem distinção de raça ou classe social. Eu tenho inúmeras histórias de indivíduos passantes que agregaram a cada performance, seja positivamente ou negativamente”.

A artista frisa que finaliza esse projeto cheia de orgulho por ter alcançado tantas pessoas pelas ruas. “A persona mascarada atingiu, com suas ações, os pensamentos de muita gente que se permitiu enxergar’, pontua.

Amanda informa que já está preparando nova edição para esse projeto, e também um desdobramento dentro das artes visuais.

Entende, contudo, que sua maior conquista foi ocupar as ruas com arte, com ideias, com ações, vibrar essa energia em um momento tão sombrio para a sociedade brasileira. Para ela foi  uma experiência incrível, transformadora. Diz que tem certeza que também para a cidade.

“Quero agradecer a todos os artistas que participaram desse projeto gigante, que o abrilhantaram. Luiz Carlos pela orientação e tudo que foi nesse projeto, Gabi Prado, Brenda Perim, Luan Tofano, Júlio César Pires, Avelã, Leandro Margozzo, Milena Paixão, Marco Antônio Reis, além de Anderson na Cenotécnica. E também Isabela Pazzini, Tainan Gratival, Karen, Rhenata Cordeiro pela participação em algumas performances.

 

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

Leia mais