O Dia a Dia, em parceria com o projeto Secreta Luz, vem publicando nas últimas semanas textos selecionados de escritoras cachoeirenses. Os estilos e gêneros literários são bem variados.
O primeiro texto, de Tamiris Carvalho Marchiori, é sobre a vida de Luz del Fuego. Publicado no dia 30 de abril, faz um relato sobre a artista que marcou época por seu comportamento, ideias e posicionamento político.
Inclusive, o nome do projeto ‘Secreta Luz’ foi inspirado em Luz Del Fuego – nome artístico de Dora Vivacqua, nascida em 1917. Também é uma homenagem ao apelido de nossa cidade, “Capital Secreta”.
O segundo texto da coluna Secreta Luz foi publicado no dia 7 de maio. A crônica “O Armário”, é de autoria de Amanda Malta.
E neste último domingo (14), a coluna saiu com o poema “Os olhos daquela menina”, com Jaqueline Bragio.
A organização da coluna é feita por Amanda Malta – atriz, empresária e produtora cultural. Já a edição ficou sob a responsabilidade de Olívia Avelar – escritora, professora e colunista de cinema e literatura aqui no Dia a Dia.
Elas destacam que a proposta é apresentar uma diversidade de estilos. São bem vindos artigos de opinião, entrevistas e gêneros literários, como crônicas, contos e poesias. Também são aceitos textos de profissionais de áreas, como psicologia e educação, mulheres que desejam escrever sobre suas áreas de pesquisa, estudo e atuação no mercado de trabalho.
O Projeto Secreta Luz começou em 2021 com edições em PDF. A equipe do jornal é formada só por mulheres e são publicados textos só de escritoras mulheres.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Após concurso literário lançado em janeiro desse ano – por meio da lei Rubem Braga de incentivo à cultura – foram premiadas seis autoras que enviaram seus textos. No dia 2 de maio foi lançada a edição especial impressa do I Livreto Secreta Luz.
O objetivo do projeto é dar mais um passo no propósito de apoiar e vocalizar autoras Cachoeirenses.
“Com esse novo espaço no Jornal Dia a Dia pretendemos que mais pessoas leiam mulheres de Cachoeiro e também que mais autoras venham fazer parte do projeto”, disseram Amanda e Olivia.
Segundo elas, a ideia surgiu para suprir uma lacuna: é muito difícil encontrar um espaço que esteja disposto a publicar a literatura produzida por mulheres.
“Uma vez que conseguimos esse espaço, encontramos outra barreira, que é sensibilizar e atrair leitores. Uma coluna em jornal de ampla circulação vai nos proporcionar maior alcance e visibilidade para a escrita produzida por mulheres”, afirmaram.
Elas explicaram que, neste momento, o grupo de escritoras são todas participantes do concurso e de mulheres que integram a equipe, mas o projeto está aberto para novas mulheres, que queiram participar do projeto e enviar textos.
“Não é preciso já ter publicado livros, queremos incentivar as iniciantes e proporcionar sua primeira oportunidade de publicar em veículo de notícias e ser lida”, disseram.
Instagram @secretaluz
Mulheres interessadas em participar do projeto podem entrar em contato pelo direct