qui 19/junho/2025 12:25
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Dia das Mães: Celeida Chamão – mãe, educadora e gestora

Secretária de Educação de Cachoeiro, Celeida Chamão conta como conciliar a maternidade com a vida pública e defende mais mulheres mães na política.

Celeida Chamão é formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia. Já foi professora, assessora pedagógica, candidata a vereadora e Superintendente Regional de Educação na rede estadual. 

A mãe e avó, Celeida atualmente atua como Secretária Municipal de Educação de Cachoeiro. Com seus três filhos, Vitor, Caio e Beatriz, viu a vida se transformar quando se tornou mãe. Contudo, por ser uma mulher com tantas facetas, percebeu a dificuldade para conciliar a maternidade com a vida profissional.

Para ela, a maternidade proporciona aprendizados valiosos que podem ser aplicados diretamente na atuação com alunos, professores e políticas públicas. “Em minha experiência, percebo que  é essencial ter um olhar para as particularidades de cada pessoa e saber mediar conflitos de forma sensível”, declara.

A secretária afirma que uma das maiores conquistas de sua vida foi ter conciliado a jornada profissional com o fato de ser mãe de 03 filhos. “Hoje, vendo meus filhos já como adultos e pais, sinto uma grande satisfação por ter conseguido dar a eles um exemplo de dedicação.”

Mulheres na política

Para Celeida, há muito espaço para as mães na política, pois a presença delas traz uma perspectiva importante sobre questões familiares e sociais. Ela também afirma que essa presença promove a diversidade e a inclusão, aspectos fundamentais para uma sociedade mais justa e representativa. 

“Como mãe e profissional, imagino que o equilíbrio para essa combinação seja a organização, a priorização e poder contar com uma rede de apoio”, disse a secretária.  

De acordo com ela, para que mulheres com filhos possam ocupar espaços de liderança de maneira eficaz, é fundamental que existam apoios estruturais, institucionais e culturais.

Maternidade e legado

Celeida assegura que o legado que gostaria de deixar, tanto como mãe quanto como mulher pública, é baseado na construção de um mundo mais justo, inclusivo e empático. 

“Como mãe, gostaria de deixar aos meus filhos o exemplo de dedicação, amor, e responsabilidade, mostrando-lhes que é possível ser forte, equilibrada e apaixonada por fazer a diferença, seja em casa ou em qualquer esfera da sociedade.”

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gripe-mulher-idosa

Secretaria de Saúde divulga número de mortos por doenças respiratórias no ES

teatro-espetaculo-debaixo-da-ponte

Casa Carmô traz espetáculo “Debaixo da Ponte” nesta sexta (20)

carteira-digital-prefeitura-cachoeiro

Prefeitura de Cachoeiro oferece carteira digital para servidores

atletas-junes-sebastinine-vitoria-jogos-universitarios

Atletas de Mimoso e Marataízes conquistam título inédito no basquete

centro-de-saude-paulo-pereira-gomes

Serviços essenciais vão funcionar no feriado de Corpus Christi em Cachoeiro

semus-secretaria-de-saude-cachoeiro

Semus fecha mais cedo nesta quarta (18) para dedetização do prédio

sitesci-desconto-sindical2-

Saúde: trabalhadores denunciam e sindicato se defende de acusações

tatuagem-caes-gatos

Agora é lei nacional: fazer tatuagem ou colocar piercing em cães e gatos é crime

Leia mais