qua 24/abril/2024 15:21
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Sesa/Divulgação

Dia Mundial do AVC: médico reforça importância dos exercícios

redacao
Redação Dia a Dia

Um acidente vascular cerebral (AVC) pode ocorrer com uma em cada quatro pessoas ao longo da vida, em qualquer hora e em qualquer lugar, mas 90% dos casos podem ser evitados com atitudes mais saudáveis, segundo a World Stroke Organization – WSO (Organização Mundial do AVC).

A campanha do Dia Mundial do AVC, lembrada nesta quinta-feira, 29 de outubro, aborda o tema “Exercício para redução do risco” como forma de prevenir a doença.

Segundo o médico neurologista e coordenador da Unidade de AVC do Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC), José Antônio Fiorot Junior, fatores de risco como hipertensão, diabetes, colesterol alto, tabagismo, obesidade e doenças cardíacas podem ser minimizados com a prática de atividades físicas.

“O foco da campanha é a prevenção primária, fazer com que as pessoas saiam da inércia o mais rápido possível”, disse.

A prática regular de exercícios físicos traz muitos benefícios para a saúde e contribui para a redução de riscos de AVC. Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), restrições foram impostas na tentativa de evitar a proliferação do vírus, entre elas o fechamento de academias e a proibição de qualquer tipo de aglomeração, inclusive para a prática de atividade física em locais públicos.

“Diante desse cenário, a WSO percebeu que as pessoas ficaram mais sedentárias. Com o afrouxamento das medidas de isolamento e obedecendo a etiqueta respiratória, a ideia é mudar isso”, pontuou Fiorot.

Em 2019, a Secretaria da Saúde (Sesa) registrou 3.487 internações e procedimentos decorrentes de AVC; até agosto de 2020, são 2.508. Em relação a óbitos ocasionados por doença cerebrovascular, foram 575 até agosto de 2019 e 324 até agosto deste ano.

Para conscientizar sobre a importância da prevenção com a prática de exercícios físicos e também para alertar sobre o risco de AVC, a WSO, através da iniciativa #ConexãoAVC, traz uma programação totalmente virtual durante esta semana. Basta acessar o site www.conexaoavc.com.br e participar.

Risco grave nos mais jovens

Apesar de mais comum em idosos, pessoas com menos de 60 anos também podem ser surpreendidas pela doença. Fiorot explica que esses casos representam 20% dos AVCs, e as causas normalmente são genéticas, com doenças que aumentam as chances de formar trombos no corpo; traumas no pescoço que causam dissecção da artéria – ruptura do revestimento interno da artéria vertebral; ou quando a pessoa tem uma doença no coração e precisa colocar prótese antes dos 60 anos de idade.

“O AVC pode acontecer com qualquer um e a qualquer momento. Porém, os mecanismos acarretados nas idades são diferentes. Geralmente, o AVC pode ser mais grave no jovem – aquele com menos de 55 anos – porque não tem circulação colateral, ou seja, não há outra saída para o sangue circular. Quando idoso, o cérebro vai abrindo outros caminhos que conseguem irrigar, mas no jovem não. Caso haja entupimento de uma artéria de grande calibre, como no pescoço ou na artéria cerebral média, o AVC causará mais sequelas”, esclareceu Fiorot.

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

nota premiada_Sefaz_26_09_2023

Nota Premiada Capixaba: hora de cruzar os dedos e torcer por um dos 12 prêmios

Ales_22_04_24

Deputados aprovam medidas para população afetada pelas chuvas

Polícia_Ambiental_Ibatiba_23_04_24

Polícia Ambiental constata desmatamento em área de vegetação nativa no sul do estado

Leia mais