O Disk Aglomeração de Cachoeiro de Itapemirim recebeu, em 2020, mais de 6 mil denúncias de desrespeito às normas sanitárias anticoronavírus no município. O canal de atendimento 24 horas foi criado em maio do ano passado, com o objetivo de dar apoio às ações de fiscalização e de combate à Covid-19.
A maior parte das denúncias foi por funcionamento irregular de estabelecimentos: 2.816. O ranking por assunto também apresenta aglomeração em outras áreas (1.968), aglomeração em estabelecimentos (958), uso irregular de máscara em estabelecimentos (283) e uso irregular de máscara em outras áreas (50).
Entre os tipos de locais, os bares foram os que tiveram os maiores números de denúncias, com 2.380. Igrejas e lanchonetes, com 124 e 121 denúncias, respectivamente, também foram alvo de grande número de pedidos de fiscalização.
Entre os bairros, os dez com maior número de demandas foram Centro (301), Gilson Carone (262), Vila Rica (244), Guandu (217), Coramara (197), São Geraldo (179), Recanto (149), Zumbi (141), Aeroporto (136) e São Francisco de Assis (129).
As denúncias realizadas junto ao Disk Aglomeração serviram de base para as atividades da equipe de Fiscalização da Prefeitura de Cachoeiro e da Guarda Civil Municipal (GCM), que realizam ações de fiscalização rotineiras, levando em conta planejamentos semanais previamente estabelecidos.
O Disk Aglomeração realiza atendimentos 24 horas por meio do telefone 153. Outras opções de contato são a página da Ouvidoria Geral e o aplicativo de celular “TodosJuntos”, que pode ser baixado gratuitamente na loja virtual de qualquer celular.