O Disque-Denúncia 181, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), completou na última segunda-feira (19), 19 anos de existência e auxílio no trabalho policial no Espírito Santo. A ferramenta é uma grande “arma” da população e das forças de segurança, no combate à criminalidade.
Ao todo, cerca 2 mil ligações são recebidas no call center do 181, que funciona 24 horas, com mais de 50 atendentes trabalhando, coletando as informações. Em média, cerca de 50% desse total são classificadas como procedente pelas Polícias, resultando em algum tipo de prisão, apreensão de armas, drogas, munições, captura de foragidos da justiça, elucidação de homicídios, retirada de animais de cativeiro ou servem para subsidiar inquéritos ainda em tramitação, como casos de violência doméstica, corrupção, estupro, crimes ambientais, crimes cibernéticos e outros.
Somente no ano de 2020, de janeiro a setembro, foram recebidas 46.795 denúncias de crimes, que resultaram na prisão de 1.566 criminosos, além da recaptura de 143 foragidos da Justiça. Além disso, 243 quilos de drogas, 379 armas e quase R$ 650 mil apreendidos em todo o Espírito Santo, graças às ligações realizadas pela população.
O delegado Paulo Expedicto Amaral, gerente do Disque-Denúncia 181, destaca a segurança da ferramenta, visto que sequer o policial que está recebendo a informação sabe de onde ela partiu. “O anonimato é de 100%. Nem mesmo quem trabalha conosco sabe quem está ligando para realizar a denúncia. O importante é a informação, com a maior precisão possível, para que um crime possa ser coibido ou evitado. A contribuição da população é fundamental nesse processo”, afirmou.
Melhorias
Amaral ainda destacou que a Sesp vem implementando melhorias frequentes no serviço, que desde 2018 passou a contar com a possibilidade da denúncia on-line. Ou seja, o cidadão que preferir denunciar pelo site basta acessar o portal e descrever a situação no ícone correspondente.
“Estamos buscando nos adaptar às novas tecnologias a cada dia e facilitar a vida do cidadão na hora de fazer uma denúncia. Em breve vamos lançar um portal de pessoas desaparecidas, que será o primeiro do País, com possibilidade de registros on-line das informações daquela vítima, que serão automaticamente cadastradas, a partir do momento em que a pessoa registrar um boletim de ocorrência presencialmente na Delegacia ou pelo site através da Delegacia On-line (DEON)”, informou.
O delegado falou ainda sobre o processo de modernização do sistema. “Para continuar prestando um serviço de excelência à população capixaba, o Disque-denúncia vem se modernizando, desenvolvendo e oferecendo novos produtos e serviços. O resultado dessa desse trabalho demonstram que a atividade policial no Espirito Santo tem no serviço uma importante fonte de informação e investigação”, pontuou o delegado.
Atualmente, o call center do Disque-denúncia (181), localizado na Capital, opera 24 horas, todos os dias, com profissionais de telemarketing, devidamente treinados e capacitados, para atender os cidadãos colaboradores que utilizam o serviço em todo Estado do Espírito Santo.