qui 12/junho/2025 10:19
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Do campo ao kartódromo: agricultora quebra barreiras no CKR 2024

Vanda Gaide, mulher pomerana e agricultora de Itarana (ES), desafia o masculino no kartismo e corre na terceira etapa do Capixaba de Kart Rental.
Foto: Andreia Faria

A agricultora Vanda Gaide troca a roça pelo kartódromo neste domingo (18), na terceira etapa do Capixaba de Kart Rental (CKR). Com mais de 50 anos e fluente em pomerano, Vanda planta milho, feijão e café com a família, mas encontrou no kart um novo propósito.

Desde janeiro, ela pilota nos torneios mistos do CKR, onde pilotos, em sua maioria homens, disputam posições acirradas no Kartódromo de Jardim Camburi, Vitória.

Mesmo vinda de uma vida rural e simples, Vanda buscou algo além da lavoura: saúde, liberdade e empoderamento feminino.

Ela conheceu o kartismo por acaso, ao acompanhar familiares em uma bateria; interessada, decidiu competir, mesmo sem ter uma categoria exclusiva para mulheres.

Determinação não lhe falta. Ela mora a 27km de Itarana (ES), encara o cansaço da roça e acelera com paixão, pois prova que lugar de mulher também é na pista.

“A gente tem que se empoderar. Também podemos pilotar e competir”, afirma, inspirando outras mulheres.

Vanda disputa pela categoria Rookie 80, assim representando com orgulho o campo, a cultura pomerana e a força feminina no automobilismo capixaba.

A terceira etapa do CKR começa às 14h, com entrada gratuita e organização da Fãs de Kart Eventos Esportivos.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A feira acontecerá de 3 a 6 de julho, no Pavilhão de Carapina, na Serra, com o tema "O Espírito Santo que todo mundo precisa experimentar".

Governo lança Feira dos Municípios 2025

O local volta a funcionar normalmente na segunda (16)

Farmácia Municipal de Cachoeiro funcionará apenas pela manhã nesta sexta

O local, que estava desativado e abandonado há aproximadamente sete anos, será reformado para abrigar a Guarda Civil Municipal (GCM) e agentes de trânsito.

Revitalização do “Bolo de Noiva”reforça segurança no bairro BNH

oepracao-policia-militar2-11-06-2025

Polícia Civil combate tráfico no Santa Cecília e Village da Luz

corpus-christi-castelo-2025-material

Corpus Christi de Castelo: fé em arte com 70 toneladas de material

igreja amparo-itapemirim-31-07-2023

Inscrições abertas para a 7ª edição do Caminho do Amparo

Regional-1357 (1)

Regionais VII e VIII dos Jogos Escolares do ES reúnem mais de 1.800 estudantes

Imagem do WhatsApp de 2025-06-10 à(s) 10.36.15_12ffa882

Capotamento na BR-262 em Domingos Martins deixa dois feridos

Leia mais