qui 12/dezembro/2024 17:34
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Documentário surpreende ao apresentar o município de Anchieta e suas histórias

redacao
Redação Dia a Dia

Com direção de Dhyovaine Nascimento, o documentário “Em cada recanto tem seu encanto” gira em torno da antiga aldeia de Reritiba, atual município de Anchieta, no sul do estado, e registra cinco pontos específicos a partir de uma abordagem que passa pela cultura, arte e história do povo anchietense.

A produção, lançada recentemente, foi contemplada em 2022 pelo edital municipal Prêmio Anchieta de Arte e Cultura, da Prefeitura de Anchieta, fruto de parceria com a Secretaria da Cultura (Secult), por meio do programa de coinvestimento Fundo a Fundo da Cultura.

O diretor Dhyovaine Nascimento afirma que a sensibilidade é o principal aspecto do documentário. “Não apresentamos o verniz de uma cidade, a casca vazia de uma atração turística nem a imagem fossilizada de cinco pontos no mapa. Nossa ideia é apostar em sua alma, ou seja, nas pessoas que vivem em recantos de Anchieta. Apresentar suas tradições culturais de belíssimo conteúdo imagético e histórico-cultural, na poética das imagens, pessoas e espaços. Enfim, são quadros da história e das estórias de Anchieta”, ressalta.

Conduzido por um roteiro cheio de cores e emoções, o documentário apresenta essas histórias e estórias que, ao longo do tempo, perderam suas características originais. O filme, portanto, tem como objetivo resgatar e relembrar fatos, além de servir como registro do empenho daqueles que estudam ou conhecem os mais diversos fatos históricos e culturais ligados à cidade.

Historiadora e professora, Maria José dos Santos Cunha afirma que o documentário possui diversas finalidades, entre elas a de resgatar, preservar e divulgar comunidades com tradições culturais marcantes. “Outra vertente é a de produzir um material que professores possam utilizar nas escolas para trabalhar a história local e que os setores do turismo e da cultura do município possam usar como material em exposições e mostras para visitantes”, acrescenta a historiadora.

Além de estar disponível gratuitamente no YouTube, o documentário “Em cada recanto tem seu encanto” será exibido nas comunidades retratadas e também será disponibilizado para bibliotecas de escolas públicas municipais e estaduais.

O objetivo é fazer do filme um instrumento de ensino, promovendo a cultura e o turismo. “O documentário, que apresenta um retrato da trajetória de luta do povo e da regionalização de sua identidade, também pode ser discutido em sala de aula com professores de outras disciplinas, como sociologia e história”, completa Dhyovaine Nascimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Corte de árvores na escola Zilma Coelho Pintor

Ministério Público vai investigar corte de árvores na escola Zilma Coelho

Vereadores recebem selo diamante

Câmara de Cachoeiro recebe Selo Diamante em Transparência Pública em evento no TCE-ES

curso-guarda-municipal-presidente-kennedy-10-12-2024

Guarda Municipal de Presidente Kennedy inicia curso para usar armas de fogo

obito-oropouche-10-12-2024c

Mulher de 61 anos é a primeira vítima fatal do Oropouche no Espírito Santo

Futebol_Cachoeiro_29_09_2023

Definidos confrontos das finais do Campeonato de Futebol Amador de Cachoeiro

dorlei-fontao-selo-ouro-10-12-2024b

Dorlei Fontão recebe Selo Ouro de Transparência Pública

camara-municipal-vereadores-cachoeiro-08-10-2024

Câmara de Cachoeiro aprova orçamento 2025, que ultrapassa R$ 1,1 bilhão

tucano-atropelado-10-12-2024

Tucano atropelado é resgatado por PMs na rodovia que liga Mimoso a Muqui

Leia mais
plugins premium WordPress