qua 1/maio/2024 19:12
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto ilustrativa: Pixabay

Doença do beijo e ISTs estão entre as mais comuns no Carnaval

redacao
Redação Dia a Dia

Fevereiro, alegria, muita festa todo dia… Esse verso clássico da música da cantora baiana Ivete Sangalo ilustra bem o Carnaval no Brasil. No Espírito Santo, os blocos de rua arrastam multidões, as festas em casas também. No meio desta diversão toda os cuidados com a saúde não podem ser deixados de lado, orienta a médica infectologista do São Bernardo Apart Hospital, Marina Da Rós Malacarne.

“Muitas doenças são comuns no carnaval, dentre elas as que se transmite por contato íntimo. Gripes e outros resfriados são transmitidos por via respiratória ao tocar ou beijar uma pessoa infectada”, comenta.

Para evitar o contágio dessas doenças e também das conjuntivites, a recomendação da médica é manter os cuidados de higiene em dia e lavar sempre as mãos com água e sabão ou álcool. “Principalmente após limpar os olhos ou entrar em contato com secreções”, destaca.

Doença do beijo

Para quem aproveita a folia para beijar muito, o alerta fica por conta da mononucleose infecciosa, conhecida como doença do beijo – síndrome causada pelo vírus Epstein-Bar, da família do Herpes.

“A mononucleose é contraída através da tosse, beijo, espirro e objetos levados à boca, como talheres, copos e escovas de dente. Dentre os sintomas, estão dores de garganta, de cabeça, nas articulações e musculares, ínguas pelo corpo, mal-estar, cansaço, falta de apetite, náuseas, febre e calafrios”, comenta.

Marina Da Rós Malacarne é infectologista. Foto: Divulgação

Sexo seguro

O termo DST foi substituído pelo IST, mas o sentido é o mesmo: Infecções Sexualmente Transmissíveis. E o alerta de prevenção também: é fundamental o uso de preservativos em todas as relações sexuais.

“No Carnaval os foliões devem ficar atentos nas infecções sexualmente transmissíveis. Doenças como a tricomoníase, gonorreia, clamídia, cancro mole, herpes, sífilis, HPV, HIV e hepatites virais podem ser consequência do sexo não protegido. Para prevenir esses males, é necessário usar o preservativo em todas as relações sexuais”, orienta a médica.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, o Brasil teve um aumento de 21% de novos casos de infecções por HIV entre os anos de 2010 e 2018, indo na contramão da tendência do restante do mundo, cuja média foi um registro de queda de 16%.

Para combater essa epidemia, é possível lançar mão das estratégias de prevenção combinada que, conforme explica Marina, são alternativas complementares para evitar o contágio com o vírus HIV.

“Entre essas estratégias de prevenção combinada, destacam-se o uso do Tratamento como Prevenção (TCP) que faz com que os indivíduos com HIV alcancem um nível de carga viral indectável, reduzindo as chances de transmitir o vírus à outra pessoa; a Profilaxia Pós-exposição (PEP), que é a utilização de medicamento antirretroviral para evitar que o vírus se estabeleça no organismo após exposição ao risco e que deve ser iniciada em até 72 horas após o contato; e a Profilaxia Pré-exposição (PrEP), que é o uso de medicamento antirretroviral por pessoas que não estão infectadas, mas que têm risco de infecção, ele evita que, caso haja contato, o vírus não consiga se estabelecer. Assim como o preservativo, tratam-se de opções no leque de estratégias que compõem a prevenção combinada ao HIV”, explica.

E o coronavírus?

O Ministério da Saúde divulgou comunicado informando que “no momento, não há comprovação que o novo coronavírus esteja circulando no Brasil, portanto não há precauções adicionais recomendadas para o público em geral”.

A infectologista do São Bernardo Apart Hospital destaca que “a grande aglomeração de pessoas num espaço restrito, junto com alimentação majoritariamente inadequada, desidratação e falta de sono, criam as condições ideais para o alastramento de doenças. Isso acaba por facilitar o alastramento de qualquer doença. Então o mesmo cuidado que temos para outros vírus, deveremos usar, caso tenhamos casos de coronavírus no Brasil”. Em resumo, a dica é: cuide-se neste Carnaval!

Carteira_de_Trabalho_Sine_25_09_2023

Dia do Trabalhador: ES registrou a menor taxa de desocupação dos últimos 12 anos

videomonitoramento-18-08-2023

Dois homens presos em Cachoeiro após arrancarem corrimão do antigo prédio da Caixa

paulo pereira

Conheça os serviços que irão funcionar em Cachoeiro neste feriado de 1º de Maio

Processo-seletivo-iema-Ctecad2

Iema abre inscrições de processo seletivo para nível superior com salário de até R$ 6,9 mil

mamae-bebe (1100 x 700 px) - 1

Nasce bebê de jovem grávida que escapou da enchente de Mimoso em uma geladeira

festival-cavaquinho-29-04-2024

Com música e dança, Festival de Artes começa nesta terça-feira em Cachoeiro

jogos-eletronicos-tecnologia-informatica-07-01

Processo seletivo para selecionar profissionais de TI com salário de mais de R$ 8 mil

Mão virando prato do vaso de planta para retirar água parada

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue e número de mortes chega a 1.937

Leia mais