Dois homens morreram após serem atingidos por um raio enquanto se abrigavam em um ponto de ônibus às margens da BR-101, no trecho entre Itapemirim e Rio Novo do Sul. O fato ocorreu durante uma forte chuva nesta terça-feira (3).
Uma das vítimas foi identificada como David Nascimento de Oliveira, de 52 anos, morador de São João da Lancha, no interior de Cachoeiro de Itapemirim. A identidade do outro homem não foi informada.
Testemunhas relataram ter ouvido um forte estrondo no momento do raio. No banco do ponto de ônibus, sinais da possível descarga elétrica que atingiu as vítimas.
A Eco 101, concessionária que administra a rodovia, informou que a ocorrência foi registrada às 14h49 e para o atendimento, foram acionados os recursos da concessionária (veículo de inspeção e ambulância).
Gostou da matéria? 💬
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba notícias exclusivas diretamente no seu celular!
👉 Entrar no GrupoA concessionária destacou ainda que como a ocorrência foi registrada às margens da rodovia, não houve interferência no trânsito.
Sobre o caso, a Polícia Civil informou que foi registrado como morte a esclarecer. Os corpos das vítimas foram encaminhados para a Seção Regional de Medicina Legal (SML) de Cachoeiro.
Abrigar sob árvores ou estruturas metálicas é perigoso em tempestade
Este acidente ressalta a importância de medidas de segurança durante tempestades. O Brasil é líder mundial em incidência de raios, com uma média anual de 77,8 milhões de descargas elétricas. Entre 2000 e 2019, o país registrou 2.194 mortes causadas por raios, uma média de 110 óbitos por ano.
Para se proteger durante tempestades, é recomendado evitar áreas abertas, não se abrigar sob árvores ou estruturas metálicas e buscar refúgio em locais fechados e seguros. Dentro de casa, é aconselhável desligar aparelhos eletrônicos e evitar o uso de telefones com fio.