qui 25/abril/2024 02:17
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Persio Freitas é especialista em radioterapia. Foto: Julia Terayama/IRV

Dores frequentes nos braços e pernas podem indicar câncer nos ossos

redacao
Redação Dia a Dia

Uma doença que acomete principalmente braços e pernas, e se caracteriza pela dor persistente pode levar pessoas a minimizarem os sintomas e a não procurarem o médico: o câncer ósseo. Entretanto, este é um tipo de tumor cuja chance de cura é maior quando diagnosticado em fase inicial.

Realizada este mês, a campanha Julho Amarelo é voltada para ações de conscientização sobre esta neoplasia, que atinge crianças, adolescentes e adultos. Ela pode surgir diretamente no osso (primário) ou decorrer de câncer em outro órgão, com metástase nos ossos (secundário).

O radio-oncologista Persio Freitas, do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), explica que entre os principais sintomas estão dor nos ossos, inchaço na área afetada, fadiga e perda de peso.

“O sintoma mais característico do câncer ósseo é a dor. Inicialmente ela surge na área afetada, que com o tempo piora e persiste. Em alguns casos, ela é sutil, o que pode levar a pessoa a ignorá-la e simplesmente não procurar um médico para investigar sua origem”, alerta o médico.

Durante a investigação da doença, o médico poderá solicitar exames como tomografia, cintilografia óssea e ressonância magnética.

Os ossos podem ser atingidos por diversos tipos de câncer, sendo que os principais são os osteossarcomas, que atingem extremidades dos ossos longos, em especial no joelho, no fêmur e no úmero (osso longo do braço); os tumores de Ewing, que afetam a região do quadril, parede do tórax, costelas, omoplatas e pernas; e os condrossarcomas, tumores produtores de cartilagem que se desenvolvem mais frequentemente no fêmur, na bacia e no úmero.

Diagnóstico precoce

De acordo com o especialista, quanto mais cedo a neoplasia for identificada, maiores são as chances de a pessoa de conseguir conter o avanço da doença ou mesmo de eliminar o tumor, que atinge ossos mais longos do corpo, como os da coxa e braços.

“O diagnóstico precoce do câncer ósseo aumenta a chance de cura do paciente em comparação com quem descobre a doença em fase avançada. Isso é fundamental para indicar o melhor tratamento, seja ele cirúrgico, radioterápico, quimioterápico ou uma combinação deles”, afirma.

A radioterapia é um dos tratamentos que podem ser indicados, dependendo do grau de extensão do tumor e do quadro clínico da pessoa.

“A radioterapia pode ser usada por diferentes razões: para curar o paciente, destruindo completamente o tumor; para reduzir o tamanho dele ou para aliviar a dor em casos mais avançados. Ela também pode ser combinada com outros tipos de terapia”, explica o especialista.

Sobre o IRV

Fundado em 2005, o Instituto de Radioterapia Vitória (IRV) é a única clínica privada do Espírito Santo para o tratamento de câncer por meio deste serviço. Funciona nas dependências do Vitória Apart Hospital, na Serra, com tecnologia de ponta e equipe altamente qualificada que tem como filosofia de trabalho o acolhimento dos pacientes.

O IRV tem convênio com os maiores planos de saúde do Espírito Santo, como Unimed, Samp, São Bernardo, Bradesco Saúde, MedSênior, Pasa/Vale, ArcelorMittal, Petrobras, Cassi (BB), Saúde Caixa, Banescaixa, Amil, entre outros.

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

Leia mais