A partir deste sábado (25), duas feiras livres da agricultura familiar de Cachoeiro de Itapemirim poderão voltar a funcionar, graças ao retorno do município ao grau de risco moderado na matriz do governo do Estado para a Covid-19. As feiras liberadas são as dos bairros Nova Brasília (sábados, das 6h às 10h) e Independência (quartas-feiras, das 6h às 10h).
Apesar da melhoria nos indicadores para o novo coronavírus, a feira da Ilha da Luz, conhecida como Feira do Servidor, continuará suspensa, por gerar maior aglomeração – cerca de 2 mil pessoas. A do distrito de Itaoca, por sua vez, permanecerá suspensa por possuir apenas um produtor e a demanda pela utilização do tíquete-feira ser grande, o que também poderá ocasionar aglomeração.
Medidas de prevenção
Para o funcionamento, as feiras adotarão medidas de prevenção ao coronavírus, como uso obrigatório de máscara para feirantes e consumidores e álcool em gel disponível nas barracas.
Cada feirante deverá posicionar seus produtos a uma distância mínima de 1,5 metro dos demais. O atendimento terá de ser realizado em fila, com até duas pessoas por barraca.
Além disso, os produtores com mais de 60 anos, com sintomas de gripe ou doenças crônicas não poderão participar, por serem do grupo de risco da doença.
“Nós estamos caminhando ao lado do produtor, todos os dias. Logo quando foi publicado o decreto flexibilizando a possibilidade de realização da feira, procuramos nos organizar para atender à necessidade dos produtores, enquanto, ao mesmo tempo, oferecemos aos consumidores a oportunidade de adquirir produtos frescos de alta qualidade”, ressalta o Secretário Municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.