Ao som da banda de música Lyra de Ouro, a Cachoeirense Ausente Número 1, Neuza Maria Brunoro Costa, foi recepcionada na tarde desta segunda-feira (24) com festa, na chegada de Cachoeiro de Itapemirim, no bairro União.
“É uma emoção indescritível. Uma coisa muito além do que a gente possa imaginar e descrever. Estou muito honrada com tudo isso e não sei se irei corresponder à altura de tanta festividade”, destacou.
Neuza chegou acompanhada de uma comitiva de veículos ornamentados com balões de festa (de cor-de-
rosa). Na recepção, situada na altura da Kaki Mudas, no bairro União, estavam o prefeito Victor Coelho, outras autoridades, amigos e familiares.
Entre os que participaram da calorosa recepção estava a Cachoeirense Presente Nº 1 de 2019, Marilene de Batista Depes: “Fiz questão de recebê-la. É uma honra muito grande. Festa assim só cachoeirense que faz. Duvido que tenha outra cidade do estado, do país e do mundo com uma festividade tão repleta de emoções como Cachoeiro”.
O título de Cachoeirense Ausente foi criado pelo poeta Newton Braga como forma de reunir amigos que estavam ausentes de Cachoeiro.
“E nós damos continuidade a essa grande tradição. Temos alegria de trazer essas pessoas que fizeram sucesso fora de Cachoeiro para comemorar com a gente. E esse ano tivemos a alegria de ter duas mulheres homenageadas”, ressaltou o prefeito.
Depois, todos seguiram, em carreata, até o Centro Operário e de Proteção Mútua (na rua 25 de Março, Centro, perto da Casa dos Braga), onde, em solenidade, a chave da cidade foi entregue à Neuza.
Biografia
Neuza Maria Brunoro Costa tem 58 anos e mais de 30 de magistério. É diretora do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde do campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em Alegre e professora titular do Departamento de Farmácia e Nutrição na mesma instituição.
Tem doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de Reading, na Inglaterra, e três pós-doutorados em universidades americanas. Também já lecionou nas universidades federais de Viçosa e Ouro Preto.
Título
O título de Cachoeirense Ausente Nº 1 foi criado pelo jornalista, advogado e poeta Newton Braga – irmão do cronista Rubem Braga –, há quase 80 anos, como forma de homenagear os conterrâneos que, mesmo morando em outros locais, mantinham forte ligação com a terra natal.
Os eleitos são sempre homenageados durante as festividades do Dia de Cachoeiro e de São Pedro, padroeiro da cidade, comemorados em 29 de junho, que este ano cairá no sábado.