O diretor superintendente da Eco 101, Jeancarlo Mezzono, e o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciaram durante solenidade de inauguração do Contorno de Iconha a conclusão da duplicação da BR 101, entre Viana a Guarapari, até dezembro.
Segundo Jeancarlo, o prazo acordado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), previa a conclusão da obra até maio de 2020, mas ele acredita que consegue antecipar em cinco meses a previsão inicial.
“Pretendemos investir com agilidade nas prioridades que o trecho precisa e se as condições climáticas forem favoráveis, como está sendo neste início do ano, faremos a entrega ainda esse ano”, disse.
De acordo com o diretor superintende são 30 km de rodovia duplicada, saindo do trevo de acesso à BR 262 até o trevo de Guarapari. Com a conclusão dessa etapa e outros investimentos que estão sendo realizados, ele estima que até dezembro a concessionária tenha concluído a duplicação de 47 km de BR.
Além disso, Jeancarlo anunciou que ainda no segundo semestre de 2010 a Eco 101 vai iniciar a continuidade de Guarapari a Anchieta, um trecho de 19 km, além de construir oito passarelas no Contorno de Vitória e uma na Serra.
O ministro destacou que uma das prioridades no momento é resolver o problema do licenciamento no trecho Norte da BR, principalmente na região da Reserva de Sooretama.
“A duplicação ajuda a salvar vidas. E é isso que nós queremos, além de gerar emprego e desenvolvimento econômico. Apesar de pequeno geograficamente, o Espírito Santo está vocacionado para ser grande”, afirmou.