A EDP Escelsa intensificou os serviços para restabelecimento da energia elétrica na comunidade do Morro do Sal, em Vargem Alta, no Sul do Espírito Santo, uma das que ficaram isoladas após o temporal do dia 17 de janeiro.
Voluntários e funcionários da prefeitura também estão trabalhando para melhorar o acesso à comunidade. O temporal varreu um trecho de 1 km da estrada principal que dá acesso ao Morro do Sal.
No último sábado (1º), o Departamento de Edificações e de Rodovias (DER-ES) liberou o tráfego na ponte sobre o rio Fruteiras, na ES 164, entre Vargem Alta e a BR 262. A via, que fica em São José de Fruteiras, havia sido danificada pelo temporal que atingiu o Sul do Espírito Santo no dia 17 de janeiro.
Segundo relatório apresentado pelo governador Renato Casagrande ao governo federal na segunda-feira (7), 221 pontes deverão ser refeitas. O Espírito Santo pediu R$ 667 milhões ao Ministério do Desenvolvimento Regional para reconstruir as cidades atingidas pelas chuvas.
Saldo da chuva
As chuvas que caíram no Estado deixaram 10 mortos e mais de 12 mil pessoas fora de casa. No município ainda há 1.051 desalojados e 25 desabrigados, segundo informações da Defesa Civil estadual. Quatro pessoas morreram em Iconha, três em Alfredo Chaves, uma criança em Iúna, uma criança em Conceição do Castelo e uma mulher em Cachoeiro de Itapemirim.
Vargem Alta, Iconha, Alfredo Chaves e Rio Novo do Sul estão sob vigência do decreto estadual de calamidade pública.