Educadores do Ceeja vão à zona rural para alfabetizar os moradores

Educadores do Ceeja vão à zona rural para alfabetizar os moradores
Redação Dia a Dia

O Centro de Educação Estadual de Jovens e Adultos (Ceeja), que existe há mais de 40 anos, está atendendo alunos de várias comunidade do interior capixaba, em locais de difícil acesso.

O trabalho vem rendendo bons frutos, com mais de 30 alunos matriculados por meio dessa iniciativa, entre eles, a mestre de caxambu, mãe de santo, parteira e coveira, Maria Laurinda Adão, de 78 anos.

“Maria Laurinda é nossa aluna e já concluiu o Ensino Fundamental 1 e já está no Fundamental 2”, informou a gestora do Ceeja, Michelle Fonseca Nasr.

Os 30 alunos matriculados são de localidades de difícil acesso, como as comunidades quilombolas de Monte Alegre, em Cachoeiro, e Pedra Branca, em Vargem Alta, e do interior de Venda Nova e Marataízes.

Michelle faz questão de citar a diferença entre o Ceeja e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde os estudantes precisam ir às escolas todos os dias.

“No curso oferecido pelo Ceeja, o aluno pode decidir os dias em que comparece à unidade presencialmente para ter atendimento com os professores de forma individual. Nessa modalidade os estudos são feitos em casa com o material didático disponibilizado e a orientação necessária pela plataforma online”, esclarece .

Outro ponto que Michelle destaca é que o Ceeja não reprova o aluno por faltas e que as matrículas estão abertas durante todos os dias do ano.

Mas uma coisa em comum com a EJA é que os estudantes também devem realizar presencialmente as avaliações parciais e final.

“A formação é organizada em regime de eliminação de matéria, inclusive com aproveitamento de estudos anteriores devidamente comprovados, inclusive na revalidação de diplomas de alunos estrangeiros”, ressalta.

A gestora esclarece ainda que para os que precisam de certificação de Ensino Fundamental 1 e já têm noção das quatro operações, sabem ler têm interpretação básica, existe o teste sondagem com uma prova de Língua Portuguesa e outra de Matemática.

 

 

Saiba mais

Para se matricular no Ceeja

– É preciso ter mais de 15 anos para o Ensino Fundamental;

– Ter mais de 18 anos para o Ensino Médio;

– As matrículas devem ser feitas no site http://ceejavirtual.sedu.es.gov.br/Portal/

– Em seguida o candidato ao curso deve levar presencialmente ao Ceeja cópia de certidão de nascimento ou casamento; carteira de identidade; CPF; comprovante de residência; histórico escolar; duas fotos 3 x 4; cartão de vacina para menores de 18 anos e um endereço de e-mail.

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias