Profissionais da educação das redes estadual, municipal e particular participaram nesta quarta-feira (8) de mais duas oficinas para a construção do Plano Municipal de Educação Ambiental (PlanEA-CI).
O encontro foi promovido pelas secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma) e Educação (Seme) de Cachoeiro e realizado na Escola Estadual “Presidente Getúlio Vargas” (Polivalente), no bairro Aquidaban.
A oficina foi pela manhã e à tarde e teve como objetivo colher sugestões e contribuições para a elaboração do PlanEA, com foco em uma abordagem pedagógica.
Na ocasião, os participantes foram apresentados aos eixos temáticos centrais do plano. São eles: recursos naturais; saneamento e resíduos; proteção e bem-estar animal; controle ambiental; cidadania e comunidade; e gestão ambiental no campo.
Depois, formaram grupos, para apontar pontos fortes ou fracos, oportunidades e ameaças que identificarem no ambiente educacional.
A secretária municipal de Meio Ambiente de Cachoeiro, Luana Fonseca, destacou que ninguém melhor que os próprios educadores para auxiliarem na elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental, pois estão, diariamente, lidando com a formação dos futuros cidadãos e cidadãs.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
“É uma parceria valiosa para construirmos uma sociedade consciente em relação aos temas ligados ao meio ambiente”, frisou.
Comunidades também participaram de oficinas
Além dos profissionais da educação, as comunidades da sede e interior do município também participaram de oficinas para construção do PlanEA.
Foram oito, no total, realizadas entre abril e julho deste ano e que receberam um público de mais de 250 moradores.