qua 24/abril/2024 06:39
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Eleição em Castelo: Seis candidatos estão na disputa

Erika Santos

Seis candidatos confirmaram suas chapas para a disputa da eleição suplementar em Castelo, marcada para o dia 27 de outubro. Ao todo, deverão comparecer às urnas 28.377 eleitores. O período de convenções terminou no último sábado (21) e a campanha começa pra valer na próxima quinta-feira (26).

O PSB, partido do governador Renato Casagrande, decidiu na última sexta-feira (20) apoiar a reeleição do prefeito interino Domingos Fracaroli (PSDB). O presidente da legenda na cidade, Cesinha Casagrande, informou que o grupo que o apoiou na eleição de 2016 indicou o vice da chapa, o vereador Éverton Zanuncio, do PDT.

“O grupo que caminhou comigo na eleição de 2016 (PSB, PDT, PMN e PPS) está indicando o vice para o candidato do grupo do PSDB. O candidato a prefeito seria o prefeito em exercício Domingos Fracaroli, e o vice o vereador Éverton Zanuncio, do PDT. Com isso, achamos que se eleito teremos um impacto menor para o município neste curto período que resta até a próxima eleição”, afirmou Cesinha.

Leia mais: Domingos Fracaroli anuncia que vai disputar a reeleição em Castelo

 

Disputa

O PHS também confirmou uma chapa na disputa, formada pelo representante comercial Márcio Lemos, que terá como vice Edgard Sasso Christo. “Nossa prioridade será reorganizar a máquina pública e olhar a saúde com atenção”, afirmou Lemos.

Vermelho, Jair Ferraço, João Paulo Nali, Tenente Sousa, Domingos Fracaroli e Márcio Lemos são candidatos na eleição em Castelo. Fotos: Divulgação

Pelo Patriota, o ex-comandante da Polícia Militar em Castelo, Tenente Sousa, disputará o cargo de prefeito. Ele terá como vice o professor aposentado Mateus Delesposte.

O candidato do Patriota disse que melhorar o atendimento na área da saúde, principalmente na pediatria, está entre suas prioridades.

“Precisamos solucionar urgentemente a falta de pediatras na área da saúde. Temos uma profissional excelente que trabalha em Castelo, que se dedica muitíssimo, mas que naturalmente por conta da demanda, acaba a população tendo dificuldade em ser assistida”, afirmou.

Puro sangue

O Solidariedade terá chapa puro sangue, com dois vereadores da Câmara na disputa. São eles: Warlen César Bortoli (Vermelho) como prefeito e Renato do Açougue como vice.

Leia mais: Mais de 28 mil eleitores de Castelo voltam às urnas para eleger prefeito e vice no dia 27 de outubro

Já o PTB confirmou a candidatura do advogado João Paulo Nali à prefeitura. Para a eleição em Castelo, o partido se coligou ao PV. Nali terá o vereador Paulo Ivan Casagrande como vice na chapa.

A convenção do PSD, realizada na manhã de sábado (21), lançou o nome do cirurgião-dentista e ex-prefeito da cidade, Jair Ferraço, como candidato a prefeito, com Vítor Schettino de vice.

Jair afirma que pretende conversar com os servidores municipais, caso seja eleito, para negociar reajuste nos salários no ano que vem. O ex-prefeito também vai avaliar se haverá necessidade de corte de comissionados.

“Quem entrar na prefeitura não pode entrar pensando em reeleição, nem em fazer mil coisas, um monte de obras. Tem que fazer o que já está programado pela prefeitura e cumprir os compromissos com os fornecedores e os servidores”, disse.

A eleição em castelo – passo a passo

Dia 26/09 (5ª feira)
– Início da propaganda eleitoral
– Alto-falantes ou amplificadores de som: de 8h às 22h
– Comício e sonorização fixa: de 8h às 24h

Dia 24/10 (5ª feira)
– Último dia para reuniões públicas, comícios, sonorização fixa
– Último dia para debates ou propaganda gratuita em rádio e TV

Dia 25/10 (6ª feira)
– Último dia para divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral, e a reprodução, na internet, do jornal impresso com propaganda eleitoral

Dia 26/10 (sábado)
– Último dia para alto-falantes ou amplificadores de som, entre 8h e 22h
– Último dia, até as 22h, para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata e passeata

Dia 27/10 (domingo) – Eleição
– É permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido ou candidato
– É vedada, até o término da votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado. Também são proibidos bandeiras, broches, dísticos e adesivos que caracterizem manifestação coletiva

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

nota premiada_Sefaz_26_09_2023

Nota Premiada Capixaba: hora de cruzar os dedos e torcer por um dos 12 prêmios

Ales_22_04_24

Deputados aprovam medidas para população afetada pelas chuvas

Polícia_Ambiental_Ibatiba_23_04_24

Polícia Ambiental constata desmatamento em área de vegetação nativa no sul do estado

Transplante_órgãos_Santa_Casa_Cachoeiro_22_04

Santa Casa Cachoeiro faz nova captação órgãos para pacientes na fila de transplante

Bombeiros_Mimoso_Água04_22_04_24

Água de açude barrento é purificada para moradores de Mimoso após enchente

Escola_Zilma_Coelho_Pinto_Cachoeiro_22_04

Escolas de Cachoeiro recebem obras de reforma e ampliação de quase R$ 8 milhões

Taxas_pobreza_IJSN_22_04

Espírito Santo registra redução nas taxas de pobreza e extrema pobreza

Leia mais