seg 17/março/2025 09:06
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Eleitores de Cachoeiro devem fazer recadastramento biométrico a partir de setembro

Camila Soares

A partir do dia 18 de setembro, os eleitores de Cachoeiro de Itapemirim devem providenciar o recadastramento biométrico obrigatório. O procedimento é feito na unidade de Justiça Eleitoral do município e as pessoas devem comparecer ao local portando documento oficial com foto, título de eleitor (se tiver) e comprovante de residência recente para fazer a biometria.

A cidade de Cachoeiro tem aproximadamente 137 mil votantes e cerca de 33.598 pessoas já realizaram o cadastramento de forma voluntária nos cartórios. Os eleitores que já possuem a expressão “Identificação Biométrica” no canto superior direito do título de eleitor, não precisam comparecer à convocação.

O eleitor que não se apresentar terá o título cancelado. Além disso, não votar nem justificar ausência pode gerar restrições, como a impossibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral, renovar passaporte e tomar posse em cargo público.

O objetivo do cadastramento é tornar ainda mais segura a identificação do eleitor na hora do voto. Quem não é obrigado a votar – pessoas com mais de 70 anos de idade, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos – mas, ainda assim, quer participar das próximas eleições deve fazer o cadastramento.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

Além de Cachoeiro de Itapemirim, a cidade de Colatina, no Noroeste capixaba, também vai iniciar o processo de recadastramento biométrico. No Espírito Santo, 1.332.404 dos eleitores (48,36%) já fizeram o recadastramento biométrico. 38 municípios do Estado foram revisados em sua totalidade.

O que é a biometria?

A biometria é uma tecnologia empregada pela Justiça Eleitoral que permite identificar o cidadão, de modo seguro e eficaz, por meio das impressões digitais, da fotografia e de sua assinatura. No momento da votação, o reconhecimento das digitais ocorre por meio de leitor biométrico acoplado ao terminal do mesário. As digitais são únicas em cada indivíduo, o que oferece a garantia de que quem está votando é realmente o titular do voto.

Além disso, o sistema AFIS (Automated Fingerprint Identification System), adotado pela Justiça Eleitoral, afasta situações de duplicidade ou multiplicidade de inscrições no cadastro eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veuve-Clicquot-Boursault-16-03-2025b

Mulheres no mundo do vinho: Pioneirismo e conquistas

mao-ferro-16-03-2025

Súplicas em partes

4 formas de fortalecer a gardênia e manter seu perfume intenso

4 formas de fortalecer a gardênia e manter seu perfume intenso

Fonte Histórica é resgatada em Guaçuí

Guaçuí resgata patrimônio histórico na praça da Matriz

CDL doa furadeira para secretaria de transito

CDL Cachoeiro doa furadeira de alto impacto para Secretaria de Segurança e Trânsito

Santa Jazz em Santa Teresa

Nova edição do festival de Jazz de Santa Teresa será em junho

Transporte escolar tem falhas em Cachoeiro

Ferraço determina rescisão de contrato com empresa de transporte escolar

Padre Reginaldo Manzotti na Festa da Penha

Show com Padre Reginaldo Mazotti encerrará Festa da Penha

Leia mais