qui 25/abril/2024 13:50
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Eleitores de Cachoeiro devem fazer recadastramento biométrico a partir de setembro

Camila Soares

A partir do dia 18 de setembro, os eleitores de Cachoeiro de Itapemirim devem providenciar o recadastramento biométrico obrigatório. O procedimento é feito na unidade de Justiça Eleitoral do município e as pessoas devem comparecer ao local portando documento oficial com foto, título de eleitor (se tiver) e comprovante de residência recente para fazer a biometria.

A cidade de Cachoeiro tem aproximadamente 137 mil votantes e cerca de 33.598 pessoas já realizaram o cadastramento de forma voluntária nos cartórios. Os eleitores que já possuem a expressão “Identificação Biométrica” no canto superior direito do título de eleitor, não precisam comparecer à convocação.

O eleitor que não se apresentar terá o título cancelado. Além disso, não votar nem justificar ausência pode gerar restrições, como a impossibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral, renovar passaporte e tomar posse em cargo público.

O objetivo do cadastramento é tornar ainda mais segura a identificação do eleitor na hora do voto. Quem não é obrigado a votar – pessoas com mais de 70 anos de idade, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos – mas, ainda assim, quer participar das próximas eleições deve fazer o cadastramento.

Além de Cachoeiro de Itapemirim, a cidade de Colatina, no Noroeste capixaba, também vai iniciar o processo de recadastramento biométrico. No Espírito Santo, 1.332.404 dos eleitores (48,36%) já fizeram o recadastramento biométrico. 38 municípios do Estado foram revisados em sua totalidade.

O que é a biometria?

A biometria é uma tecnologia empregada pela Justiça Eleitoral que permite identificar o cidadão, de modo seguro e eficaz, por meio das impressões digitais, da fotografia e de sua assinatura. No momento da votação, o reconhecimento das digitais ocorre por meio de leitor biométrico acoplado ao terminal do mesário. As digitais são únicas em cada indivíduo, o que oferece a garantia de que quem está votando é realmente o titular do voto.

Além disso, o sistema AFIS (Automated Fingerprint Identification System), adotado pela Justiça Eleitoral, afasta situações de duplicidade ou multiplicidade de inscrições no cadastro eleitoral.

PRF_moto_clonada_Iúna_25_04_24.jpg

Homem diz à PRF que comprou moto clonada para usar na roça

Pier_Itaipava_22_04

Pescadores de Itapemirim recebem vacinas contra a gripe

Polícia_Federal_25_04

Polícia Federal faz operação para reprimir fake news nas eleições

Associação_Evangelizar_Mimoso_25_04

Associação Evangelizar doa 8 toneladas de alimentos às vítimas da enchente em Mimoso

pregos-caminhao-correios-25-04-2024

Armadilha na estrada: Bandidos usam pregos para tentar roubar carreta dos Correios em Mimoso

Secretaria_Fazenda_Unidade_Movel_Cachoeiro_24_04

Unidade móvel da Secretaria de Fazenda fica no BNH de Cima até esta quinta (25)

Operação_Estado_Presente_24_04_24

Cinco foragidos suspeitos de homicídios e tráfico de drogas são presos em Cachoeiro

Major_CavattiB_23_09_2023

Novas viaturas chegam às cidades do sul atingidas pela enchente para suprir prejuízo de R$ 1,6 milhão

Leia mais