Nos primeiros seis meses deste ano, cerca de 150 toneladas de resíduos sólidos foram retirados das redes de esgoto de Cachoeiro de Itapemirim.
A limpeza realizada pela BRK Ambiental retirou do esgoto materiais como papel higiênico, cabelo, fio dental, embalagens plásticas, garrafas PET e latas.
Segundo a concessionária, o serviço de limpeza preventiva das redes de esgoto é realizado diariamente e tem como objetivo evitar entupimentos e manter o bom funcionamento das redes, evitando transtornos para a população.
A concessionária ressaltou ainda que no primeiro semestre, a limpeza foi realizada em 14 quilômetros das redes coletoras de esgotos do município, em diferentes bairros.
De acordo com o coordenador operacional da BRK Ambiental, Fernando Cortez, as limpezas são feitas com um equipamento denominado hidrojado, que possui sistema de jateamento de água combinado com dispositivo de sucção de efluentes e sólidos.
Na prática, o equipamento ‘lava’ as redes com o jateamento pressurizado de água e, quando necessário, realiza a sucção dos resíduos sólidos.
Ele explica que todo material coletado é levado à Estação de Tratamento de Esgoto Coronel Borges, onde os resíduos sólidos grosseiros são depositados em caçambas e destinados a um aterro sanitário.