qui 28/março/2024 14:25
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Em live, Renata Fiório fala sobre projetos para Saúde e Samu em Cachoeiro

redacao
Redação Dia a Dia

A candidata prefeita de Cachoeiro de Itapemirim, Renata Fiório (PSD), tem como uma de suas prioridades mudar o rumo da Saúde do município. Renata convidou o médico, ex-vereador e ex-secretário de Saúde dos municípios de Vargem Alta e Conceição do Castelo, Luiz Roberto da Silva, o Dr. Beto, para uma live onde debateram sobre a pauta.

Entre os assuntos abordados estão a funcionalidade do Sistema Único de Saúde (SUS), projetos estruturantes, capacitação continuada destes profissionais, valorização dos servidores, saúde da mulher, saúde da população rural, saúde familiar e uma das principais lutas de Renata como vereadora: a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Cachoeiro de Itapemirim.

A candidata também criticou a forma com que a atual gestão vem conduzindo o atendimento médico para a população cachoeirense, principalmente, em relação a burocracia e desorganização para conseguir assistência no cuidado à saúde.

Para Renata, a meta número um de seu governo é fazer uma discussão sobre o tema. “É muito fácil colocar a culpa no Estado, é muito fácil colocar a culpa nos prestadores de serviço. Pessoas que há quatro anos estão esperando uma cirurgia de catarata, uma consulta com nefrologista, psiquiatra, e tantas outras especialidades. A culpa é do gestor que não assume sua responsabilidade”.

Beto também criticou. “A saúde de Cachoeiro não é colorida como estão mostrando em campanhas eleitorais. Na verdade, o município não é aquela cor maravilhosa que se passa. Temos muitos problemas e problemas que pioraram nos últimos quatro anos”, afirmou o médico.

SAMU

“É inadmissível que uma cidade com mais de 200 mil habitantes, sendo a maior do Sul do Espírito Santo, ainda não tenha o do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência”, afirma Renata.

A discussão é antiga e o médico Luiz Roberto lembra que a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Marbrasa foi planejada para receber vítimas atendidas pelo SAMU, mas até hoje, isso não aconteceu.

Ainda durante a transmissão eleitores enviaram suas perguntas e questionamentos que foram respondidas ao vivo. Em um dos momentos, a candidata foi perguntada sobre a saúde infantil, e foi enfática ao responder.

“Encaminhei pedido ao prefeito para que fizesse convênio com o Instituo da Criança no nosso município. Ele não quis fazer. Um dos programas deste projeto é que crianças nascidas em Cachoeiro tenham acompanhamento – consultas, vacinação e exames – de forma prioritária. Toda assistência que uma criança de até dois anos precisa receber, e que hoje, pode ser estendida até os 14 anos”.

Foram debatidos também a questão salarial dos profissionais da saúde, valorização e outros temas.

As lives contam com intérprete de libras, fazendo com que Renata seja a única candidata a usar métodos acessíveis de comunicação, além disso, toda equipe e convidados cumprem as normas de distanciamento e higiene contra a disseminação da Covid.

carreta

Carreta com cozinha industrial e 7 toneladas de doações partem para Mimoso

MimosodoSul

Aumenta para R$ 3.500 auxílio a 20 mil famílias vítimas das chuvas

assinatura-aeroporto-cachoeiro027-03-2024

Casagrande autoriza o início das obras de ampliação do Aeroporto de Cachoeiro

estragos-mimoso-27-03-2024

Governo vai disponibilizar até R$ 21 mil sem juros para empreendedores afetados pelas enchentes

acidente-BR-101-27-03-2024

Colisão entre quatro veículos deixa dois mortos na BR 101 em Rio Novo do Sul

prefeito-victor-coelho-vereadores-27-03-2024

Victor Coelho anuncia aumento de salário e benefícios a servidores municipais

Circo_de_rua

Cia Nopok leva espetáculo gratuito para as ruas de Anchieta

Igreja_doações_

Igrejas no ES se mobilizam para ajudar cidades devastadas pelas chuvas

Leia mais