O ministro da Justiça, Sérgio Moro, esteve no Espírito Santo nesta terça-feira (29). A primeira agenda, junto com o governador Renato Casagrande, aconteceu no Palácio da Fonte Grande, onde o ex-juiz teve a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo governo do Estado por meio do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que combate e previne a criminalidade com eixos sociais e policiais.
Segundo o ministro, o programa capixaba tem apresentado resultados positivos no quesito segurança e já é “conhecido e bem falado em todo o país”. Ele destacou o foco do programa na integração e troca de informações entre os órgãos de segurança pública.
“Meus cumprimentos pelo programa Estado Presente. Os dados que nós vemos refletem que houve uma inegável redução na taxa de homicídios, principalmente a partir de sua implantação, em 2011. Uma redução de uma taxa de mais de 50 homicídios por 100 mil habitantes para 23 por 100 mil é algo impressionante. O que nos deixa um desafio muito grande, de não deixar subir e sim de reduzir essa taxa”, disse.
Força Nacional
Durante a tarde, Moro foi ver de perto a atuação dos policiais da Força Nacional de Segurança que atuam no município de Cariacica desde o dia 30 de agosto. Apesar dos números não serem muito favoráveis, com um aumento progressivo nos homicídios na cidade, o ministro disse que ainda é cedo para avaliar e destacou que os bons resultados vem a longo prazo.
“O que se objetiva é uma redução significativa nos índices de violência nas áreas em que esse programa foi implantado. Não é uma corrida de 100 metros, nós queremos ter um resultado consistente em um período significativo de tempo.”
Moro não soube precisar o tempo que a Força Nacional ficará no município. Segundo ele, será até quando for necessário.
Sobre a criminalidade, Moro ressaltou “que a eliminação da criminalidade de toda é impossível”. No entanto, Moro acredita que “é possível alcançar indicadores melhores no âmbito da segurança pública, quer através desse programa ou quer no Brasil em geral. Isso também é bastante factível, porque é nisso que aposta o Governo Federal, entendendo que para tanto, é imprescindível uma parceria com o governo do Estado e Municipal para atuar territorialmente.”
Ainda em Cariacica, o ministro visitou uma escola municipal que recebia uma ação de prevenção à violência elaborada pela Polícia Civil, o Papo de Responsa. Na ocasião, também falou aos alunos e entregou honrarias ao diretor do colégio.
Imagens compartilhadas
O prefeito de Cariacica, Juninho, participou de quase toda a agenda do ministro na cidade. O secretário de Segurança Pública do Estado, Roberto Sá, também acompanhou a visita de Moro.
Segundo Sá, “além dessa reunião, nós assinamos um termo de cooperação em que o Estado poderá ter acesso às imagens da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de qualquer rodovia federal do país e a PRF também poderá acessar as imagens geradas no estado. É um intercâmbio de cooperação sem custo nessa troca”.
Foi anunciado também o financiamento de R$ 200 milhões para projetos de segurança, saúde, educação e saneamento em Cariacica. O município já recebeu R$ 4 milhões para investir na saúde. Toda a iluminação da cidade será trocada por lâmpadas com tecnologia LED nos próximos nove meses. Parte do dinheiro virá do governo federal.