sex 26/abril/2024 19:26
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto ilustrativa: Pixabay

Emenda garante mamógrafo digital para o Hospital Evangélico

redacao
Redação Dia a Dia

Uma emenda da senadora Rose de Freitas, no valor de R$ 1,35 milhão, vai permitir ao Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim adquirir um mamógrafo digital com estereotaxia, equipamento de alta tecnologia capaz de identificar nódulos de mama em casos suspeitos com rapidez e precisão.

O equipamento permitirá marcar lesões não palpáveis por computador e proceder à biópsia dos tecidos lesados.

“Isto permitirá diagnósticos mais rápidos e precisos do câncer de mama. Além disso, vai agregar muito ao novo conceito de referência em oncologia que o Hospital Evangélico que pretende lançar com a chegada do Hospital do Câncer muito em breve”, afirma o médico radiologista Fábio Bortolini.

A emenda da senadora irá contemplar também um moderno aparelho de densitometria óssea que, de acordo com Fábio Bortolini, também é importante para diagnósticos da saúde da mulher uma vez que osteoporose é uma doença mais incidente no público feminino que no masculino.

Diagnóstico

A mamografia é uma ferramenta muito importante que os auxilia a chegar a um diagnóstico preciso e assim, buscar o tratamento mais eficaz para essa doença tão delicada e cruel.

“É um exame radiológico para avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio X chamado mamógrafo. Pode identificar lesões benignas e malignas, que geralmente se apresentam como nódulos ou calcificações. Este exame é usado para detecção precoce do câncer de mama, antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação”, explica Fábio.

“Grandes estudos feitos com milhares de mulheres durante décadas, mostraram que a mamografia regular detecta de forma mais precoce o câncer de mama, facilitando o tratamento e reduzindo as mortes pelo câncer. Hoje entendemos que é um exame indispensável à mulher”, alerta.

Elas são indicadas anualmente para mulheres que passaram dos 40 anos de idade e a principal função é essa mesmo, rastrear o câncer de mama. Porém, para aquelas que possuem casos de câncer de mama na família, em parentes de primeiro grau mãe, irmã e/ou filha, o risco de câncer de mama pode ser maior.

“Nestes casos, a mamografia pode começar a ser feita 10 anos antes do caso mais precoce entre parentes que tiveram a doença”, afirma.

A mamografia, porém, não é recomendada antes dos 25 anos porque a mama é mais densa e suscetível à radiação nessa faixa etária. Mesmo mulheres que tiveram casos familiares muito cedo (aos 30 anos, por exemplo), devem esperar até os 25 para fazer a primeira mamografia. Antes disso, a indicação nesses casos costuma ser a ultrassonografia das mamas.

O exame

A mamografia é feita por um profissional técnico em radiologia e as imagens são interpretadas por um médico radiologista. Utiliza raio X para formar a imagem da mama.

Para fazer o exame, serão realizadas pelo menos duas imagens de cada mama, sendo uma de cada vez. A mama será comprimida firmemente entre duas placas planas a fim de espalhar o tecido mamário, reduzir a dose de radiação e obter uma imagem mais adequada. Todo o tecido mamário e a axila devem ser incluídos na análise.

A compressão causada pela mamografia pode causar certo desconforto à mulher, mas não deve machucá-la. Mamografias podem encontrar pequenos tumores com tamanho de 1 milímetro até 3 anos antes de a mulher conseguir senti-los. Os tumores pequenos, em estágio inicial, são tratáveis e o diagnóstico precoce tem chance de até 95% de cura.

Drogas_Alegre_26_04_24

PM resgata bebê de 8 meses em local insalubre de consumo de drogas em Alegre

Ricardo_Ferraço_China_26_04_24

Primeiro laboratório de excelência em mobilidade elétrica do Brasil será no ES

viaria

Vídeo: requalificação viária com rotatória na avenida Lacerda de Aguiar

Polícia_Civil_Operação_Armeria-26_04_24

Seis pessoas da mesma família são presas por fabricar e vender armas para o crime organizado

Ciclo do Saber Turismo - 24.04 (8)

Caparaó capixaba debate potencial turístico e econômico no sul do Estado

Corrida_Santa_Rita_24_04

Inscrições abertas com 300 vagas para a 4ª Corrida de Santa Rita

Feijoada São Jorge_Anchieta_25_04_24

Anchieta terá feijoada com distribuição gratuita em homenagem a São Jorge

Nova_Sede_Promotoria_Justiça_Rio_Novo_Sul_25_04

Nova sede da Promotoria de Justiça é inaugurada em Rio Novo do Sul

Leia mais