A empresa responsável pela barragem PCH Francisco Gros, em Alegre, informou na tarde desta segunda-feira (27) que não existe mais risco de rompimento. Em declaração de encerramento de nível de emergência, a Statkraft Energias Renováveis S/A relatou que equipes vistoriaram o local, afastando de vez esse perigo.
O documento foi assinado às 13h46 pelo diretor de Operação e Manutenção, Vito Mandilovich. Segundo ele, os organismos de Defesa Civil podem realizar “a retirada de evacuação da população potencialmente afetada nas regiões a jusante das barragens, em função da constatação das condições adequadas de segurança da barragem e eliminação do risco de ruptura da barragem de derivação da PCH Francisco Gros”.
As cidades de Alegre e Cachoeiro de Itapemirim estavam em alerta após terem sido avisadas pela Statkraft sobre um possível risco de rompimento da PCH Francisco Gros. Por causa dessa notícia, centenas de boatos e notícias falsas tomaram conta das redes sociais.
O deputado federal Evair de Melo sobrevoou o local nesta segunda-feira (27), às 17h, e cedeu as imagens da atual situação da barragem. Confira o vídeo.