A partir desta segunda-feira (1º), os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 poderão pedir a isenção da taxa de inscrição, que é de R$ 85. O pedido pode ser feito até 10 de abril.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), só terão direito à gratuidade os estudantes que cursaram o último ano ou todo o ensino médio na rede pública, além daqueles que estudaram em escola particular na condição de bolsista integral.
Esses participantes terão de comprovar, com documentos, as respectivas condições sociais. Caso alguém informar dados falsos, sofrerá eliminação do exame. O resultado da isenção será divulgado no site do Enem, no dia 17 de abril. Mesmo com o benefício, o candidato também precisa fazer a inscrição regular.
Inscrições
As inscrições para o Enem serão feitas entre os dias 6 e 17 de maio. Os candidatos devem pagar a taxa de inscrição entre os dias 6 a 23 de maio.
Com duração de 5h30, o primeiro dia de prova, no dia de 3 de novembro, terá conteúdos de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.
No segundo exame, no domingo seguinte, será cobrado ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A prova terá 5h de duração.
Novidades desta edição
Vale lembrar que neste ano, a equipe do Enem vai revistar os lanches dos candidatos. Outra novidade é para os surdos, deficientes auditivos e surdo-cegos, que poderão indicar, na inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear. O gabarito será divulgado em 13 de novembro, e o resultado sai em janeiro de 2020.