Falta pouco mais de uma semana para a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e além dos estudos, os candidatos precisam se atentar a alguns detalhes que podem desclassificá-los antes mesmo de começar a prova.
Conversar com outros candidatos durante a realização do exame já é algo proibido e todo mundo sabe, assim como o uso de equipamentos eletrônicos, material impresso e a famosa “cola”, mas novas regras fazem parte do edital deste ano.
Caneta? Só a preta
O uso de caneta azul para marcar o gabarito e fazer a redação pode levar o aluno a eliminação, pois o leitor de gabarito só identifica a cor preta. É preciso lembrar também que o candidato só pode fazer a prova com canetas de material transparente.
Outro ponto que fica em destaque no edital e leva o aluno a desclassificação, é sobre o volume, toque ou alarme do celular, mesmo que ele esteja lacrado no saco plástico. A recomendação é que o candidato desligue o aparelho durante a realização da prova.
O candidato precisa ficar atento às regras da redação para não ter a prova anulada: não fugir do tema proposto e nem entregar a redação em branco, escrever mais de sete linhas com letra legível, não desenhar na folha de redação são alguns dos cuidados que o aluno deve ter.
Revista
O participante não pode se negar a ser revistado ou a ter seus lanches ou artigos religiosos (burca, quipá e outros) vistoriados no dia da prova, caso seja necessário. A não autorização leva a eliminação do candidato, assim como deixar a sala antes de decorridas duas horas do início do exame.
Boné e chapéu vetados
O uso de boné, chapéu, viseira e gorro são proibidos durante a prova, uma vez que não é permitido ao candidato usar peças de vestuário que cubra o cabelo ou as orelhas. Óculos escuros também não podem ser usados durante a prova.
Este ano, as provas do Enem serão realizadas em dois domingos consecutivos: 3 e 10 de novembro.