Três toneladas de alimentos já foram doadas em três meses a entidades sociais por meio do programa Solidariedade na Mesa. Os produtos são fornecidos pelos produtos rurais de Castelo, de Venda Nova do Imigrante e de Pedra Azul (Domingos Martins).
Tomate, cenoura, inhame, repolho, aipim, alface, banana, feijão, batata-inglesa e batata-doce são alguns dos itens oferecidos no projeto, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Castelo, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e o Conselho Municipal de Segurança Alimental e Nutricional (Comsea).
As entidades já beneficiadas são ILPI – Vila Feliz Antônio Sérgio de Tassis, AMA – Associação de Moradores de Aracuí, Serviço de Acolhimento Institucional a Criança e Adolescente Willis César Pedruzzi e Santa Casa de Misericórdia de Castelo.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
“O projeto está muito bem graças aos produtores que tanto nos ajudam. Agora estamos em desenvolvimento no município do Programa CDA – Compra Direta de Alimentos. Nesta ação vamos adquirir alimentos diretamente dos pequenos produtores rurais, favorecendo as famílias assistidas na rede socioassistencial de Castelo”, explicou Assaida M. Nascimento, coordenadora do programa.
O Solidariedade na Mesa tem como objetivo viabilizar a distribuição dos excedentes de hortifrutigranjeiros, produzidos pela agricultura familiar de Castelo e municípios vizinhos, para a população em vulnerabilidade alimentar e nutricional, promovendo o acesso à alimentação de qualidade para famílias assistidas através da rede socioassistencial que possuem o perfil do programa Bolsa Família (PBF).