A Coluna Secreta Luz inaugura um espaço de entrevistas para conhecermos melhor algumas mulheres cachoeirenses e suas áreas de atuação em nossa cidade.
Nossa primeira convidada é Daniella Alves Teixeira, 27 anos, formada em Psicologia, em 2019, pela faculdade Multivix. Daniella é especialista em ansiedade, estresse e saúde mental, com extensão na psicologia clínica.
Conte-nos sobre sua profissão: o que motivou sua escolha? Houve alguma inspiração em especial que te impulsionou a seguir por esse caminho?
Quando estava no ensino médio e começou aquela grande dúvida: “Qual profissão seguir?” Em primeiro momento o que eu tinha certeza era que gostaria de trabalhar em algo que me possibilitasse contato direto com outras pessoas. Sempre gostei de relações interpessoais, e queria trazer esse prazer para o meu dia a dia em profissão. A psicologia veio com a possibilidade de cuidado, de cuidar de pessoas, como elas se relacionam com elas mesmas e com as pessoas a sua volta. A inspiração sempre foi a facilidade que tenho de me comunicar e me relacionar com as pessoas a minha volta em várias esferas, e perceber que existem pessoas que tinham e tem grande dificuldade nessa habilidade. Desta forma, minha intenção era e é que com meu trabalho eu as auxilie de forma psicoterapêutica e evoluir nesse processo. Afinal, somos serem sociáveis e as nossas relações interferem diretamente na nossa saúde emocional e mental.
Como é a sua rotina de trabalho? Como o fato de ser mulher impacta sua carreira?
Hoje atuo em três áreas dentro da psicologia, como psicóloga clínica, me baseando na teoria humanista; com Perícia psicológica, realizando avaliação psicológica nos processos judiciais; e no Centro de Referência Especializado de Assistencial Social- CREAS no setor Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos- PAEFI que é um serviço voltado para famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram direitos violados. Sendo mulher e também pela idade, percebo que muitas pessoas a primeiro momento duvidam da execução do meu trabalho, tenho a sensação de ter que lutar constantemente pelo meu espaço, muitas das vezes reafirmando meu potencial e capacidade para tal função.
Dentro de sua área de atuação, de que maneiras o contato e a troca com outras profissionais mulheres impactam de forma positiva sua carreira?
Me considero uma pessoa de muita sorte, trabalho em uma equipe consideravelmente grande, onde 90% somos mulheres, e a sorte vem do fato de me relacionar bem com todas elas, tenho grande admiração por cada uma, e nos ajudamos sempre que precisamos, não só dentro do trabalho, mas quando alguma se mostra um pouco triste, desmotivada ou com desconforto nas questões profissionais e familiares, temos grande abertura para conversar entre nós. Na clínica, tenho uma parceria com uma nutricionista, essa parceria já possui um pouco mais de 2 anos, quando comecei era recém-formada e por parte dela tive muito apoio e instrução.
Quais os aspectos positivos e negativos de desenvolver seu trabalho em Cachoeiro de Itapemirim?
Logo que me formei, minha primeira oportunidade de trabalho foi em outro município, apesar de ter familiares naquela cidade, eu passava a maior parte da semana fora de casa e pegando estrada, de certa forma era desconfortável. Trabalhar em Cachoeiro me proporciona conforto, a possibilidade de estar em casa todos os dias e poder executar minha rotina me traz mais qualidade de vida. Uma grande dificuldade que percebo no nosso município relacionado a psicologia, é que as pessoas ainda demostram grande desinteresse a saúde mental ou talvez pouco entendimento da importância dela, também seria importante citar a ideia de que o processo terapêutico ainda é elitizado.
O que você gostaria de dizer para jovens leitoras que se interessam pela área e pretendem escolher essa profissão? Gostaria de recomendar livros, filmes ou outras obras relevantes sobre a profissão?
A psicologia tem um grande leque de atuação e em todas elas somos essenciais, precisamos de muitas profissionais boas na área, então se essa profissão é do seu interesse, seja bem-vinda, espero que logo sejamos colegas de profissão. Tem um livro que eu gosto muito, o nome é: “Inteligência emocional”, de Daniel Goleman, o autor explora a ideia da Inteligência Emocional, capacidade de “controlar” os impulsos, ter a consciência de sentimentos, sentir empatia e exercitar outras habilidades sociais.
Sobre o futuro: quais são suas expectativas, projetos e próximos passos?
A respeito do futuro, tenho planos dentro da psicologia clínica, que é minha área de preferência e onde eu realmente me identifico e sinto enorme prazer em atuar. Dentro disso, a longo prazo gostaria de expandir o consultório para uma clínica de saúde e ter outras áreas de colaboração.
Acompanhe o trabalho de Daniella em suas redes sociais no @daniellateixeira.psic