Cão Top, da 15ª Cia Independente de Mimoso

Equipes caninas ajudam PM na detenção de 234 e apreensão de 604 kg de drogas

Equipes caninas ajudam PM na detenção de 234 e apreensão de 604 kg de drogas
Redação Dia a Dia

Com o auxílio dos cães que atuam na patrulha canina da Polícia Militar do Espírito Santo foram apreendidos 604 quilos de entorpecentes no Estado em 2021.

Também foram localizadas 155 mil unidades de entorpecentes (pinos, papelotes, buchas e pedras), 120 armas de fogo, 76 carregadores, mais de 27 mil munições de diferentes calibres e 132 mil reais. Além disso foram detidas 234 pessoas.

Segundo o comandante do Batalhão de Ações com Cães (BAC), tenente-coronel Tavares, os indicadores de apreensões são bons termômetros para verificar o caminho certo ao fortalecer o emprego dos cães nas operações policiais.

O comandante destaca que foram quase mil ocorrências exitosas de enfrentamento ao tráfico de drogas, quando em 2020 foram pouco mais de 60 quilos de entorpecentes apreendidos, porém em 2021 foram mais de 600 quilos aprendidos por militares do BAC.

“Em 2021, ainda incrementamos o emprego de cães no rastreamento de criminosos em área de matas e em áreas urbanas. Também voltamos a empregar cães nas ações de ordem pública e finalizamos o ano com a capacitação de 28 militares no Curso de Cinotecnia Policial”, disse o comandante.

Já o subcomandante da Unidade Especializada, major Cardoso, ressaltou que o grande diferencial em 2021 foi a ampliação do emprego dos animais na PM através das patrulhas K-9.

Major Cardoso diz que no início do ano passado apenas nove unidades operacionais da PM contavam com as equipes K-9.

Mas após as aquisições de cães realizadas durante o ano, o ano de 2021 se encerrou com cães farejadores de armas e drogas em 25 Unidades Operacionais, entre Batalhões e Companhias Independentes, inclusive há um cão à disposição do Batalhão de Trânsito.

“Apenas as patrulhas K-9 realizaram a apreensão de mais de 100 armas de fogo e mais de 100 mil unidades de entorpecentes”, exaltou o major.

Atualmente, a PMES dispõe de 60 cães, sendo 24 no BAC e 26 nas patrulhas K-9. Os animais são da raça Pastor Alemão ou Pastor Belga por possuírem ações multidisciplinares que auxiliam na atividade policial.

Ultimas Notícias