O Espírito Santo encerrou o primeiro semestre de 2024 com o melhor resultado da série histórica em termos de homicídios, marcando os últimos 28 anos desde que a contagem oficial foi iniciada. O estado registrou um total de 433 assassinatos, representando uma redução de 15,8% em comparação com o ano anterior.
“Não há o que comemorar enquanto houver pessoas perdendo a vida, mas é importante registrar que as nossas ações e investimentos através do programa Estado Presente estão reduzindo a violência no Estado”, destacou o governador Renato Casagrande em sua conta no X.
O mês de junho também se destacou, alcançando o menor número de homicídios já registrado para um mês desde 1996, com 41 ocorrências. O recorde anterior havia sido estabelecido em junho de 2019, com 59 assassinatos.
Todas as cinco regiões do Espírito Santo apresentaram uma queda nas mortes violentas durante o primeiro semestre deste ano, reforçando a tendência de redução da criminalidade no estado.
Na Região Metropolitana, a queda é de 8,9%, sendo, assim como no Estado, o menor número de assassinatos desde 1996. No Norte, são 25,9% a menos que o ano passado. Nas regiões Sul, Noroeste e Serrana, as quedas chegaram a 13%, 16% e 35,5%, respectivamente.