Pela primeira vez desde 1996 o EspĂrito Santo termina o semestre com menos de 500 homicĂdios, segundo a Secretaria de Estado da Segurança PĂșblica (Sesp).
No total, de janeiro a junho deste ano, foram registrados 498 assassinatos, ou seja, 111 mortes a menos â redução de 18,2% – do que no mesmo perĂodo de 2018, quando foram registradas 609 vĂtimas.
De acordo com a Sesp, o mĂȘs de junho contribuiu de forma crucial para esse resultado. Foram registradas 59 mortes dolosas, menor nĂșmero contando qualquer mĂȘs nos Ășltimos 23 anos.
O mĂȘs de julho de 2019 havia sido o melhor da sĂ©rie histĂłrica, com 67 assassinatos. Em relação ao mesmo mĂȘs do ano passado, a redução dos homicĂdios foi de 40%. Em julho de 2018, foram contabilizados 99 homicĂdios.
âAtribuo essa redução de homicĂdios a fatores importantĂssimos. Um dos principais Ă© a definição de um foco, com o programa Estado Presente em Defesa da Vida, que Ă© a prisĂŁo qualificada de homicidas e apreensĂŁo de armas de fogoâ, afirmou o secretĂĄrio da Segurança PĂșblica, Roberto SĂĄ.
Ele continuou: âDepois vem a participação pessoal do nosso governador, que acompanha periodicamente os indicadores e realiza as reuniĂ”es onde sĂŁo definidas as estratĂ©gias policiais para combate Ă criminalidadeâ.
Roberto SĂĄ informou ainda que em mĂ©dia sĂŁo presos cinco assassinos e apreendidas nove armas por dia. âE para que isso aconteça, o ponto a ser destacado Ă© a dedicação do nosso policial, que hoje entrega um grande resultado. EstĂŁo fazendo mais com menosâ, ressaltou.
Para o secretĂĄrio de Estado de Planejamento, Ălvaro Duboc, os resultados provam que a polĂtica de redução da criminalidade do governador Renato Casagrande Ă© eficaz: âOs resultados demonstram que a polĂtica de Segurança PĂșblica do governo caminha na direção certa, com as açÔes previstas no Programa Estado Presenteâ, afirmou.
As notĂcias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! đČ
Confira os nĂșmeros apresentados pela Sesp
– Todas as RegiĂ”es Integradas de Segurança PĂșblica apresentam redução dos casos de homicĂdios dolosos: Metropolitana (-16,9%), Norte (-14,2%), Sul (-36%), Noroeste (-13,6%) e Serrana (-31%)
– 23 municĂpios do Estado ainda nĂŁo registraram homicĂdio este ano. Destaque para os municĂpios de Alfredo Chaves (Ășltimo homicĂdio doloso ocorrido em 2015 e Marechal Floriano (Ășltimo homicĂdio doloso ocorrido em 2016);
– Pela primeira vez no ano ultrapassamos a marca de 100 homicĂdios a menos em relação ao mesmo perĂodo do ano passado. Ao final do 1Âș semestre a diferença atingiu 111 homicĂdios a menos;
– 4 homicĂdios registrados no mĂȘs de junho no municĂpio de Vila Velha, este Ă© o melhor resultado do ano;
– 8 homicĂdios registrados no municĂpio de Serra (segundo melhor resultado do ano);
– 9 homicĂdios registrados no municĂpio de Cariacica, que repete o bom resultado apresentado no mĂȘs de maio (8 homicĂdios no mĂȘs de maio).