O agroturismo tem sido uma aposta dos produtores rurais que pretendem expandir negócios e empreender.
O Estado do Espírito Santo possui mais de 400 empresas que trabalham com esse tipo de valorização, tanto do ambiente em que os produtores estão inseridos como da própria produção.
Este cenário de desenvolvimento ajudou a trazer para o estado capixaba a maior feira de agroturismo do Brasil. A 15ª edição da Feira Nacional de Agroturismo Rural (RuralTur) vai ser sediada no município de Venda Nova do Imigrante, do dia 20 a 24 de novembro.
O município que já é reconhecido pela Associação Brasileira de Turismo Rural (Abratur) como a Capital Nacional do Agroturismo, vai ajudar a colocar luz em outros casos de sucesso do Espírito Santo.
Produção capixaba
A aposta do governador do Estado, Renato Casagrande, é que o evento atraia olhares para a produção capixaba, uma vez que todas as regiões do estado estão se preparando para receber os turistas, e coloque o Espírito Santo no roteiro nacional do agroturismo.
“As pessoas olham para o Brasil e não têm a mesma segurança que têm quando olham o Estado do Espírito Santo. O apoio a eventos como esse, é um instrumento de política pública. O Estado com o nível de organização que temos hoje, nos dá capacidade de fazer esses próximos quatro anos de muitas realizações. Estamos trabalhando muito e o turismo rural vai ser uma oportunidade de divulgarmos o nosso Estado para o Brasil e para todo o mundo”, afirmou.
Durante a feira, produtores rurais e empreendedores vão contar com palestras, talk-show, roteiros de experiência na Região Turística Montanhas Capixabas, além da comercialização de produtos, vivências culturais e gastronômicas.
Políticas públicas
O objetivo, além de estimular o empreendedorismo e gerar renda por meio do agroturismo, é debater políticas públicas voltadas para o assunto e fomentar o turismo de experiência nas propriedades rurais.
“O agroturismo é um caso de sucesso no Espírito Santo e no Brasil inteiro. Nós temos uma competência muito grande, desde a agricultura até a transformação dos nossos produtos em produtos elaborados, industrializados, gerando um fluxo turístico, empregabilidade, renda para o produtor, receita para o Estado e projetando o nome do Espírito Santo em todo o país”, afirma o secretário estadual de Turismo, Dorval Uliana.
O lançamento da 15ª RuralTur aconteceu no Palácio Anchieta, com a presença de autoridades políticas além de produtores e empresários capixabas.
O evento está sendo organizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Convention Montanhas Capixabas, Agrotur, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
Serviço
15ª Feira Nacional de Agroturismo – RuralTur
Data: 20 a 24 de novembro de 2019
Local: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, Polentão, Venda Nova do Imigrante