Aprender uma segunda língua pode ser um desafio para alguns, principalmente para os mais velhos, porém estudos confirmam que esse aprendizado pode ser mais fácil quando iniciado bem cedo, ainda na primeira infância.
Pesquisadores afirmam que nos primeiros anos de vida o cérebro se desenvolve muito rápido, com milhares de conexões neurológicas novas, o que facilita o aprendizado de qualquer coisa nessa fase, inclusive de uma segunda língua.
E é por isso que algumas escolas oferecem a educação bilíngue para crianças a partir de dois anos de idade.
“Trabalhar com uma metodologia de ensino estrangeira é oferecer imersão total da língua inglesa desde a turma mais nova, embora a alfabetização se dê em português. Em sala de aula os professores se comunicam com os alunos somente em inglês”, ressaltou a diretora da escola canadense Maple Bear Cachoeiro, Sandra Novaes.
Ela explica que para facilitar o entendimento, são utilizadas nas aulas gestos, músicas e mímicas.
Sandra reforça que é possível comparar crianças na primeira infância com esponjas, pois absorvem tudo o que lhes é ensinado, inclusive novos idiomas.
“Quando se aprende o inglês mais cedo, a chance de se chegar mais rápido na pronúncia perfeita é muito maior, pois o aparelho fonético, nessa fase, é capaz de reproduzir os sons mais diversos”, ressaltou.