Em respeito às vítimas do atentado nas duas escolas de Aracruz, no Norte do Estado, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) programou um ato coletivo em todas as unidades escolares administradas pelo órgão no Espírito Santo.
Às 9 horas, independente da atividade que estiver programada no horário, alunos, professores e demais funcionários deverão suspender a programação para manifestar o pesar com um minuto de silêncio e reflexão.
“Orientamos a todos que programem, junto a suas equipes, a acolhida dos alunos, professores e demais servidores e a organização de todos para que, no horário indicado, posicionem-se de forma afetuosa (em círculo, mãos dadas, utilizando cartazes, balões, flores, etc) em uma área comum (quadra, pátio, estacionamento, etc) para fazer um minuto de silêncio”, destacou o documento que está circulando nas unidades da rede estadual de ensino.
O documento, assinado pelo secretário Vitor de Angelo, sugere ainda o uso de roupas brancas na ocasião. Também sugere a leitura dos seguintes textos:
Texto 1 – Antes do minuto de silêncio:
A educação, constituída por seus profissionais, estudantes e suas famílias, inicia esta semana de luto pelas vidas perdidas, pelos feridos e por todos aqueles que direta e indiretamente foram alcançados pela tragédia ocorrida na última sexta-feira, dia 25 de novembro de 2022, em Aracruz. Diante disso, em nome do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Educação, externamos nosso pesar e nossa solidariedade às vítimas desse terrível episódio. Entendemos que a escola é um lugar de socialização, troca de conhecimento e construção de um presente e um futuro melhores para todos. Dessa forma, atos de violência, dentro ou fora do ambiente escolar, merecerão sempre nosso mais profundo repúdio. Juntos, reunidos de norte a sul do estado, de maneira simbólica, realizamos neste instante um momento de reflexão e homenagem a cada uma das vítimas desse brutal atentado. Em posição de respeito, pedimos a todos que façam um minuto de silêncio.
Texto 2 – Após o minuto de silêncio:
Que tragédias como essa jamais se repitam em nenhum lugar. Que possamos, juntos, trabalhar em favor da construção de uma cultura de paz dentro e fora de nossas escolas. Que continuemos, cada um à sua maneira e com sua fé, com os pensamentos voltados à recuperação das vítimas e dos danos causados pelo ocorrido.
👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅










