sex 29/março/2024 01:44
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Escolas estaduais de Dores do Rio Preto monitoram chuvas no município

redacao
Redação Dia a Dia

Como parte do conteúdo das disciplinas de Geografia e Matemática, as escolas estaduais de Dores do Rio Preto, Pedro de Alcântara Galvêas, localizada no distrito de Pedra Menina, e a Escola São José, na região do Caparaó, estão desenvolvendo atividades conjuntas de monitoramento das chuvas, temperatura, amplitude térmica e umidade relativa do ar.

O monitoramento da pluviosidade (precipitação) e temperatura são realizados diariamente pelos estudantes e/ou pelos professores. No final de cada mês, são produzidos climogramas em ambas as unidades escolares.

A ação é coordenada pelos professores Luiz Henrique Vieira, Mariana Vilhena, Marcelo Souza, Calvet Ramos Elias e Noêmia Divina, que mensalmente promovem várias atividades para efetivar o trabalho proposto.

Entre elas oficinas, climogramas, debates de vídeos, análise de previsão do tempo e discussão de diversos elementos relacionados à climatologia, mudanças climáticas, meteorologia, uso e ocupação do solo, entre outros.

O professor Luiz Henrique Vieira diz que os valores monitorados entre os meses de maio a outubro de 2021 mostrou notórias diferenças pluviométricas das localidades, e que a temperatura não teve tanta oscilação.

Luiz Henrique enfatiza que esse fato chamou muita atenção de todos, lembrando que vários fatores e condicionantes explicam tal dicotomia como, por exemplo, a altitude e a presença do Parque Nacional do Caparaó, que tem boa parte de seu território dentro do município.

“A Escola São José está nas suas proximidades. Na sede, a estação está a 796 metros de altitude em relação ao nível do mar e, em Pedra Menina, aproximadamente 997 metros”, explicou o professor.

vinho-bacalhayu

Vinho importado, bacalhau e chocolate: os campeões de impostos na Páscoa

Frutos do Mar_

Festival de Frutos do Mar de Itapemirim agita feriado na cidade

_Marujo

Jovem usava rede social para ameaçar policiais que prenderam Marujo

Investimento_aeroporto

Aeroporto de Cachoeiro: que obras serão feitas?

carreta

Carreta com cozinha industrial e 7 toneladas de doações partem para Mimoso

MimosodoSul

Aumenta para R$ 3.500 auxílio a 20 mil famílias vítimas das chuvas

assinatura-aeroporto-cachoeiro027-03-2024

Casagrande autoriza o início das obras de ampliação do Aeroporto de Cachoeiro

estragos-mimoso-27-03-2024

Governo vai disponibilizar até R$ 21 mil sem juros para empreendedores afetados pelas enchentes

Leia mais