Um espaço para entreter a criançada e dar oportunidade para quem é bom de bola. Essa é a filosofia da Escola de Futebol Santos Dumont, que funciona há oito anos no bairro Aeroporto, em Cachoeiro de Itapemirim, e é comandada pelo técnico Fábio Vieira de Souza, o Índio.
A escolinha é um celeiro de jogadores de futuro e já revelou talentos que hoje jogam em Portugal e na Alemanha, além de clubes brasileiros, como Flamengo, Vasco e Grêmio.
Dois desses talentos revelados nos gramados do bairro Aeroporto são Matheus Serafim e Lucas Amorim, que jogam no exterior e estão passando férias em Cachoeiro.
Matheus é atacante, tem 21 anos, jogou o primeiro semestre pelo Oliveirense e se transferiu há pouco tempo para o Alverca, na segunda divisão em Portugal.
Já Lucas, aos 23 anos, está fazendo carreira na Alemanha, jogando como centroavante pelo FSV Grün-Weiss Ilsenburg.
Futuro para crianças
O técnico Índio destaca a importância do trabalho realizado na comunidade, no sentido de dar um futuro melhor para as crianças através da educação e do esporte. Todos os atletas devem estar matriculados na escola para poderem frequentar as aulas de futebol.
“Nosso trabalho é voltado para a comunidade. O índice de criminalidade é muito grande. Então, se a gente não oferecer algo pra eles aqui, através do esporte, podem ir para o mundo do crime. Hoje, a escolinha é uma referência em Cachoeiro. E a gente procura encaminhar os meninos que se destacam no projeto para eles fazerem avaliações nos clubes”, explica Índio.
Outros clubes
Índio destaca que outros talentos da bola já estão mostrando valor em clubes pelo Brasil. É o caso dos irmãos Victor, lateral esquerdo de 12 anos, e Vinícius Simões, meia de 10 anos, que estão no Grêmio. O clube se interessou pelos dois meninos e os levou para Porto Alegre, dando suporte financeiro para que a mãe deles possa acompanhá-los.
No Flamengo, a escolinha revelou o goleiro Lucas Furtado, que joga no sub 14 e está há quatro anos no clube. Já o Vasco conta também há quatro anos com o lateral direito Gabriel Souza, de 14 anos, que este ano ganhou quatro títulos pelo clube.
Nesta semana, mais duas descobertas da escolinha viajaram para o Figueirense, em Santa Catarina. São eles o lateral direito Maurílio Pruculi, de 16 anos, e o zagueiro Diogo Gaspar, de 15 anos.
A escolinha comandada por Índio está com matrículas abertas e funciona na rua João Luiz Campos Jesus, 14, no bairro Aeroporto. Os treinos são realizados de terça a sexta, das 8h às 10h e das 15h às 17h. Informações pelo telefone: (28) 99984-2936.