Espaço criado para pessoas em situação de rua completa dois anos em Cachoeiro

Espaço criado para pessoas em situação de rua completa dois anos em Cachoeiro
Espaço criado para pessoas em situação de rua completa dois anos em Cachoeiro
Redação Dia a Dia

Três mil seiscentos e vinte e três atendimentos foram realizados no Espaço vida, Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) de Cachoeiro, que completou dois anos de funcionamento nesta quinta-feira (14), data que foi comemorada com um café da manhã.

Nesse período foram concedidas 198 passagens para pessoas voltarem a suas cidades de origem. O equipamento, que fica na rua Deodoro da Fonseca (nº 98), no bairro Independência, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, oferecendo diversos serviços.

Entre os serviços disponibilizados, espaço para higiene pessoal, entrega de kits de higiene, fornecimento de alimentação e encaminhamentos à rede intersetorial e socioassistencial.

No Centro Pop também é feita oferta de acolhimento na Casa de Passagem Santa Tereza de Calcutá e, para os que aceitarem, são concedidas passagens de ônibus, no intuito de reinserção familiar do usuário em outro município ou estado, quando necessário.

Além disso, existe o trabalho da Equipe de Abordagem Social, que tem como principal objetivo atender/acompanhar, nas ruas, o público que não frequenta o Centro Pop. O Serviço de Abordagem Social tem caráter contínuo, sendo realizado durante todo o ano.

Devido ao período de pandemia, a atenção dada às questões de saúde foi redobrada, por isso, as pessoas em situação de rua que se dirigem até o Espaço Vida com sintomas gripais são encaminhadas para o Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG).

Em seguida, havendo necessidade de isolamento social, o Centro Pop disponibiliza local próprio para os que precisarem.

A secretária de Desenvolvimento Social enfatiza que são muitos os fatores que podem levar pessoas para as ruas – vínculos familiares desfeitos, desemprego, pobreza, vício em drogas, dentre outros.

“O poder público tem um papel importante na oferta de serviços a esse público, o que contribui para a melhoria de vida dos usuários e dos indicadores sociais da cidade como um todo”, reforça.

“É fundamental que as pessoas em situação de rua tenham um local de atendimento especializado e é muito gratificante perceber que o trabalho dá resultados, que muitas pessoas conseguem superar suas dificuldades por meio dos serviços oferecidos por esse importante equipamento social”, destaca o prefeito Victor Coelho.

O Espaço Vida também pode ser acionado pelo telefone (28) 3521-1922.

 

Muitas histórias

Entre os presentes, estiveram pessoas que conseguiram superar a situação de rua com o apoio do Centro Pop. É o caso do casal formado por Ana Paula Miranda Martins*, de 40 anos, e Ricardo da Silva Nostiliano*, de 37 anos. Eles receberam encaminhamentos para diversos serviços sociais e foram inseridos no programa Aluguel Social. Atualmente, moram com o filho de 1 ano em uma casa.

“A gente teve apoio total do Centro Pop pra mudar de vida e seguir num caminho melhor. Aqui nos encaminharam pra tirar os documentos, pra acertar nossa vida como cidadãos e, devagar, foram levando pra um caminho melhor. Hoje, graças a Deus eu tenho emprego com carteira assinada, tenho a minha casa com as minhas coisas. Até hoje, a gente continua vindo aqui, porque as pessoas que atenderam a gente se tornaram amigos que se preocupam com a gente”, relatou Ricardo.

Outra usuária do Espaço Vida é B.**, de 37 anos, que tem recebido acompanhamento. “Me apoio no Centro Pop como uma família. Estou nas ruas por conta da minha recaída nas drogas. O Centro Pop me ajudou com encaminhamento pra Casa de Passagem, me ajudando com meus documentos e, agora, espero conseguir o Aluguel Social. Também descobri que tenho HIV e estão me dando muito apoio”, contou B.**.

 

*Nomes divulgados mediante autorização das pessoas citadas
**Nome suprimido para preservar a identidade da usuária

 

 

 

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias