sex 29/março/2024 10:46
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Neder Izaac é administrador e mestre em Finanças. Foto: Divulgação

Especialista alerta sobre hábito de deixar tudo para depois

redacao
Redação Dia a Dia

Quem nunca se viu adiando uma tarefa importante, seja ela de âmbito profissional ou pessoal, para se dedicar a algum outro afazer nada prioritário ou a uma distração qualquer, como, por exemplo, navegar aleatoriamente na internet? Pois esse hábito de deixar atividades relevantes para depois tem um nome: procrastinação, um mal que atrapalha a vida pessoal e as tarefas no trabalho e, o pior, acomete um grande número de pessoas.

O administrador e mestre em Finanças Neder Izaac, embaixador dos treinamentos e cursos do livro “O Monge e o Executivo no Brasil”, alerta que a percepção de que, mais uma vez, deixou de ser feito algo que deveria pode causar na pessoa ansiedade, medo, angústia e sensação de fracasso.

“Uma das maneiras de livrar-se disso é dedicar-se um tempo durante as manhãs para pensar sobre o seu dia e seus planos. O que é prioridade, o que deve ser feito, onde você quer chegar. Se você começar o dia planejando, sabendo o que quer para sua vida, você irá realmente atrás dos seus sonhos”, destaca ele, que também é autor do livro “Manhãs Poderosas”.

Workshop em Vitória

Izaac estará em Vitória no próximo dia 30, no auditório da FDV, quando irá ministrar o workshop “O Monge e o Executivo”, quando irá tirar essas e outras dúvidas. Quais os hábitos que diminuem as chances de procrastinação? Como influenciar positivamente a equipe? Quais as referências dos grandes líderes mundiais e o que eles fazem para conquistar seguidores? Como mover pessoas que apresentam baixa performance no trabalho? Como desenhar ações concretas para você e sua equipe?

Todas as técnicas do workshop são baseadas no livro “O Monge e o Executivo”, de James C. Hunter, que já vendeu mais de 4 milhões de exemplares no mundo.

Os interessados podem fazer inscrições e buscar mais informações no endereço: workshop.omongeeoexecutivo.com/ES. Ou ainda pelos telefones (27) 3183-6500 e (27) 99901-0145; Whatsapp (27) 99901-0151 e e-mails: [email protected] e [email protected]. O workshop é uma realização do Instituto Conhecer e Máxima Eventos.

Como parar de procrastinar

Procure se conhecer

Quais são os motivos que o levam a procrastinar e ter um comportamento sabotador em sua vida? Muitas pessoas, por exemplo, adiam o início de tarefas importantes por serem demasiadamente perfeccionistas. Por medo do fracasso, perdem mais tempo planejando como realizar determinada ação em vez de, efetivamente, realizá-la. Outras pessoas só conseguem funcionar sob pressão, sempre deixando tudo para a última hora.

Independentemente do motivo, o importante é procurar se conhecer para saber as causas. Só assim conseguirá desenvolver estratégias realmente eficientes para combater o problema.

Explore o poder das listas de tarefas

Uma característica comum aos procrastinadores natos é a falta de organização. Por isso gastar 30 minutos de sua manhã listando tudo o que deve ser realizado naquele dia e em qual momento pode fazer milagres por sua produtividade. Só não se esqueça de ser realista. Evite criar listas gigantescas, focando em metas e objetivos possíveis de serem realizados.

Comece o dia pelas tarefas mais urgentes e rápidas de serem solucionadas. Depois parta para as urgentes, mas que necessitam de mais um tempinho para serem concluídas. Se uma atividade for muito grande ou difícil, experimente quebrá-la em tarefas menores, distribuindo as etapas em diferentes dias. Essa tática diminui a carga e a tensão. A cada obrigação concluída, risque-a. Isso dará mais motivação e energia para você seguir sua programação.

Lembre-se de sempre de fazer um intervalo, por menor que seja, entre cada tarefa, permitindo-se saborear uma recompensa por ter concluído o que se propôs a fazer.

Fuja das distrações

Hoje em dia representadas, principalmente, pela internet e pelas redes sociais, as distrações são as principais vilãs da produtividade de um procrastinador inveterado. Por isso, antes de iniciar qualquer tarefa, livre-se de tudo o que pode fazer com que você caia no ciclo da procrastinação.

Desligue seu celular e o wi-fi do computador, escolha um lugar silencioso e calmo, coloque música clássica para tocar: não importa o que nem como, o importante é que você, durante o tempo em que estiver concentrado, evite qualquer distração que possa tirá-lo do prumo.

Trate de cooperar consigo mesmo

Os maiores prejuízos que a procrastinação traz ao procrastinador são o sentimento de fracasso e a baixa autoestima, porque fazem com que a pessoa se sinta incapaz de cumprir suas tarefas, passando a procrastinar ainda mais justamente por isso. O segredo está em quebrar círculo vicioso já! Aprenda, de uma vez por todas, a não se cobrar demais. Lembre-se de que muito melhor do que planejar com extremo zelo uma tarefa que nunca é iniciada é efetivamente levantar do sofá e fazê-la, da melhor maneira possível, mas naquele momento.

Aprender com seus erros e acertos, desde que agindo, e saber como lidar de maneira madura com seus fracassos fará com que você cresça tanto no lado profissional quanto no lado pessoal. Por isso, esforce-se para cooperar consigo mesmo a fim de tornar sua vida mais produtiva e se libertar de vez da procrastinação! Você logo vai notar a diferença.

vinho-bacalhayu

Vinho importado, bacalhau e chocolate: os campeões de impostos na Páscoa

Frutos do Mar_

Festival de Frutos do Mar de Itapemirim agita feriado na cidade

_Marujo

Jovem usava rede social para ameaçar policiais que prenderam Marujo

Investimento_aeroporto

Aeroporto de Cachoeiro: que obras serão feitas?

carreta

Carreta com cozinha industrial e 7 toneladas de doações partem para Mimoso

MimosodoSul

Aumenta para R$ 3.500 auxílio a 20 mil famílias vítimas das chuvas

assinatura-aeroporto-cachoeiro027-03-2024

Casagrande autoriza o início das obras de ampliação do Aeroporto de Cachoeiro

estragos-mimoso-27-03-2024

Governo vai disponibilizar até R$ 21 mil sem juros para empreendedores afetados pelas enchentes

Leia mais