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Foto: Tayson Felix/Setur

Espírito Santo registra crescimento na economia do Turismo no 4º trimestre de 2024

redacao
Redação Dia a Dia
Setur apresenta os resultados da Pesquisa Perfil do Turista do Carnaval 2025

A Secretaria do Turismo (Setur) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) apresentaram, em uma live, nesta quinta-feira (03), os resultados da Pesquisa Perfil do Turista do Carnaval 2025 e do Boletim da Economia do Turismo, referente ao 4º trimestre de 2024.  

De acordo com o Boletim da Economia do Turismo, no 4º trimestre de 2024 o Espírito Santo cresceu +1,2% em relação ao trimestre imediatamente anterior. Na comparação interanual, que analisa o desempenho do mesmo trimestre do ano anterior, o turismo capixaba cresceu +8,8% em 2024. No acumulado do ano a economia do turismo registrou recuo de -2,5%.   

Outro destaque do Boletim é a redução na taxa de informalidade no turismo do Espírito Santo, que caiu de 35,3% (3º trimestre de 2024) para 34,3% (4º trimestre de 2024). O rendimento médio real registrado pela economia do Turismo capixaba foi de R$ 2.904,27 no 4º trimestre de 2024, o segundo melhor rendimento desde o início da série histórica em 2021. 

Na análise do desempenho anual, um indicador destacado durante a apresentação dos dados do Boletim, foi o rendimento médio real ACTs, no qual o Espírito Santo alcançou o 7º lugar no ranking das Unidades da Federação (UFs), registrando o rendimento médio de R$ 2.840,04. 

“O Boletim da Economia do turismo aponta que o Estado do Espírito Santo fechou o ano de 2024 com resultado muito positivo. Um exemplo é o resultado em que o Estado alcançou a sétima maior participação do turismo nos empregos formais com carteira assinada, registrando uma posição melhor que estados que já têm um potencial econômico turístico maior, como Minas gerais, Rio Grande do Sul e Bahia”, destacou o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira.   

Já a Pesquisa Perfil do Turista do Carnaval 2025, realizada pela Setur, analisou o comportamento e as preferências dos visitantes que escolheram o Espírito Santo como destino durante o feriado. O levantamento traz informações sobre a origem dos turistas, motivações da viagem, tempo de permanência e principais destinos visitados no Estado. 

O secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, ressaltou a importância do Carnaval para o fortalecimento do turismo e falou sobre o papel das pesquisas para definir as ações estratégicas do Governo do Estado. Ele também enfatizou que o Boletim da Economia do Turismo oferece dados fundamentais sobre o impacto econômico do setor no Espírito Santo, auxiliando na tomada de decisões e no desenvolvimento de políticas voltadas para o crescimento sustentável do turismo capixaba. 

“O Carnaval do Espírito Santo é reconhecido como o terceiro maior do Brasil e marca o início da folia no país. Por isso, os dados levantados nessa pesquisa são essenciais para aprimorar a experiência dos visitantes e direcionar investimentos. Com base nisso, seguiremos fortalecendo a infraestrutura turística e promovendo nosso estado com as operadoras e agências de turismo para ampliar sua visibilidade e atrair mais visitantes”, disse o secretário. 

Coordenada pelo Observatório do Turismo da Setur, a coleta de dados foi realizada entre os dias 1º e 4 de março, em 16 municípios estratégicos, abrangendo seis regiões turísticas e mais de 40 atrativos e pontos turísticos. Ao todo, 1.660 turistas foram entrevistados, analisando aspectos como perfil socioeconômico, organização da viagem, gastos no destino, percepção sobre a experiência turística no Estado e fatores que influenciaram a escolha pelo Espírito Santo.  

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Os resultados apontaram uma alta satisfação dos turistas com a experiência no turismo capixaba. Segundo a pesquisa, 88,2% dos visitantes afirmaram que a viagem atendeu ou superou suas expectativas, e 98,3% recomendariam o Espírito Santo como destino. Segurança pública, limpeza urbana e hospitalidade do povo capixaba foram os aspectos mais elogiados. 

O levantamento também revelou a origem dos turistas: 51,3% eram capixabas, seguidos por 29,9% de Minas Gerais, 13,1% do Rio de Janeiro, 2,2% de São Paulo e 1,4% da Bahia. O principal motivo da viagem foi o lazer, com 89,6% dos entrevistados vindo ao Estado para curtir o feriado. Para 46,5% dos turistas, os atrativos naturais foram o fator decisivo na escolha do destino, enquanto 12,6% foram influenciados pela programação carnavalesca.  

Sobre a hospedagem, 31,3% dos turistas ficaram em pousadas e hotéis. O gasto médio diário por visitante foi de R$ 242,03, com destaque para Conceição da Barra, que registrou o maior valor médio, de R$ 349,05 por turista.  

Os dados do Boletim da Economia do Turismo e da Pesquisa Perfil do Turista foram apresentados em coletiva à imprensa, transmitida no canal do IJSN no Youtube. Participaram da apresentação a pesquisadora que integra a equipe do Observatório do Turismo, Thainá Venancio, o secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, o diretor de integração do IJSN, Antonio Rocha e o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira.  

Os dados estão disponíveis para consulta e podem ser acessados no site do Observatório do Turismo da Setur e no site do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), nos links abaixo: 

Clique aqui para acessar o Boletim da Economia do Turismo 4º trimestre de 2024 do IJSN   

Clique aqui para acessar a Pesquisa do Perfil do Turista do Carnaval 2025 (Setur).

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