O Espírito Santo contabiliza seis mortes e 166 casos confirmados de coronavírus até este sábado (4). As informações são do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
O Estado entrou em processo de transmissão comunitária, ou seja, quando não há como identificar onde a contaminação aconteceu.
[infogram id=”curva-do-coronavirus-1h7k23glyvqv4xr” prefix=”pXr”]
A sexta morte por coronavírus no Espírito Santo aconteceu na tarde deste sábado, na região Norte. Trata-se de um gerente da Caixa Econômica Federal de São Mateus, de 35 anos. Ele ficou nove dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular no município e morreu por volta das 15h.
O bancário começou a sentir os primeiros sintomas no dia 18 de março, mas somente no dia 26 ele procurou o hospital com febre e falta de ar, e realizou o teste para Covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente não tinha histórico de viagem recente para fora da cidade.
[infogram id=”covid-19-1h7k23g0xpmg4xr” prefix=”gEu”]
Das cinco primeiras mortes registradas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), quatro têm em comum o fato de os pacientes possuírem histórico de obesidade. O quinto caso foi o de uma idosa, que também integra o grupo de risco da Covid-19.
A primeira morte registrada foi a de um homem de 57 anos, morador e trabalhador da Serra com histórico de hipertensão e obesidade. Ele foi internado no dia 24 de março com complicações respiratórias e morreu na noite de quarta-feira (1º), no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
A segunda morte foi a de um sargento da Marinha de Vila Velha de 40 anos que estava internado em um hospital particular da Serra. Ele apresentou os sintomas duas semanas após retornar de uma viagem à São Paulo e só procurou o serviço de saúde quando já estava grave.
O terceiro caso de morte registrado foi o de um gerente de restaurante de Vila Velha que trabalhava em Vitória. Ele tinha 29 anos, era obeso e estava internado no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra. A mulher dele também contraiu a Covid-19 e está internada.
A quarta morte foi a de uma dona de casa de Vitória de 36 anos que também tinha comorbidades.
O quinto caso de morte foi o de uma paciente idosa de 80 anos, moradora de Vitória.
Dos casos confirmados, 23 pacientes já estão curados, 97 estão em isolamento residencial e 40 estão internados, sendo 25 em UTI.
No Brasil já são 10.299 casos confirmados de Covid-19, com um saldo de 436 mortes, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde neste sábado.
Tratamento
Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.
Como se prevenir
• Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão.
• Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;
• Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.
• Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.
• Não compartilhar objetos de uso pessoal.
• Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.