Um navio da China atracou esta semana no Terminal Portuário de Vila Velha (TVV) com 2,8 mil automóveis híbridos e elétricos das montadoras chinesas GWM e BYD. Até dezembro, chegarão ao Espírito Santo 15 mil carros com esta tecnologia, que irão seguir para outras partes do Brasil.
Os veículos elétricos e híbridos que chegaram no Estado vão abastecer os mercados capixaba e de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília.
O navio MV Green Kemi, um dos mais modernos do mundo e de menor emissão de carbono, saiu do porto de Taicang, leste da China, e atracou na terça-feira (29). As operações de desembarques são realizadas pela Cosco Shipping.
A vocação do Estado para o comércio exterior, suas vantagens competitivas e o ambiente econômico têm atraído para o Espírito Santo grupos empresarias de vários segmentos e, entre eles, o automotivo.

No mês de julho, o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, se reuniu com o CEO da BYD, Tyler Li. A empresa é a maior do mundo na produção de veículos elétricos e híbridos.
Na ocasião, a empresa reafirmou o interesse pelo complexo portuário capixaba, não apenas para a logística de abastecimento do mercado nacional, mas para futuramente iniciar a operação de exportação.
Recentemente, o governador Renato Casagrande e o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, receberam no Palácio Anchieta o CEO Américas da GWM, James Yang, e o diretor de Assuntos Institucionais da empresa, Ricardo Bastos.
A empresa chinesa sinalizou interesse pelos benefícios tributários regionais e pela possibilidade de utilização do Porto de Vitória para futura exportação dos automóveis da GWM. Atualmente, 100% dos veículos comercializados pela montadora chinesa no País são importados pelo Espírito Santo.
Com relação à operação de desembarque China x Vila Velha, a previsão é de que, até o mês de dezembro, o Estado receba 15 mil carros, de acordo com a empresa de transporte marítimo Cosco Shipping.
No início desta semana, Ricardo Ferraço e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, acompanharam a inauguração da atividade.
“Estamos inaugurando uma conexão direta entre a China e o Porto de Vila Velha. Esta é uma operação inovadora. O navio é moderno, o transporte é todo feito em hacks, que foram desenvolvidos especificamente para essa rota e que está trazendo desenvolvimento e prosperidade para o Espírito Santo e para Vila Velha”, pontuou Ricardo Ferraço.
Ele destacou ainda que o navio retorna para China levando celulose e blocos de mármore e granito que são produzidos no Estado. “A atividade portuária no comércio exterior são alavancas fundamentais e estratégicas para o desenvolvimento do nosso Espírito Santo. Por isso, saudamos mais este passo dado, essa inovação que vai acelerar ainda mais o comércio exterior do nosso Estado”, pontuou Ricardo.
👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅









