dom 3/julho/2022 11:59
Foto: Prefeitura de Alfredo Chaves

Estação centenária é ponto de partida para point de aventuras em Alfredo Chaves

Estação centenária é ponto de partida para point de aventuras em Alfredo Chaves
Redação Dia a Dia

A centenária Estação de Mathilde é o ponto de partida mais utilizado pelos turistas para chegar até o Túnel Encantado, o novo point para aventureiros e turistas que fazem questão de estar em conexão com a natureza.

E é importante destacar que a história dos dois lugares está totalmente interligada, de acordo com a professora de História Joana da Penha Francisco, de 43 anos.

A professora sugere aos aventureiros que antes de iniciar a caminhada até o Túnel de Matilde, façam uma visita à Estação, que  é um marco da engenharia ferroviária nacional.

“Em 2010, o governo inaugurou as obras de restauro e hoje ela é um patrimônio tombado que abriga cinema, salão para eventos e uma loja que vende produtos típicos da região. Vale a penha conhece-la também”.

Joana conta que a Estação foi inaugurada em 1910. Já a Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo (EFSES) teve sua construção iniciada em 1893 pelo governo estadual da época, sendo liberada para tráfego em 13 de julho de 1895.

O túnel , destaca a professora, foi construído para retirar o fluxo do rio Rio Novo, que corta  Matilde, de cima da estrada que viria a ser a linha do trem.

“Podemos afirmar que o túnel só existe por causa desse movimento histórico. O distrito de Matilde foi fundado por imigrantes italianos por volta de 1884, quatro anos antes da abolição da escravatura no Brasil”, destaca.

A professora diz também que os trabalhos mais pesados eram realizados pelos escravizados que vieram da África. “Podemos afirmar que o túnel foi construído por eles”, enfatizou.

 

Ultimas Notícias